Moishe Krol

Moishe Krol

Data de Nascimento: 1912

Radom, Polônia

Moishe nasceu em Radom, no seio de uma família judia falante do iídiche [mistura do alemão antigo com o hebraico]. A cidade industrial era conhecida por suas fábricas de armamentos, nas quais os judeus não podiam trabalhar, e por sua indústria de couro, onde muitos judeus trabalhavam. Quando Moishe era adolescente, terminou seus estudos e foi aprender alfaiataria feminina. Assim, Moishe obteve o certificado que lhe garantia o direito de exercer a profissão e ele se estabeleceu em sua cidade natal.

1933-39: Em 1939, eu havia me tornado um costureiro profissional senior, especializado em roupas femininas. Lembro-me de organizações locais antissemitas que exibiam cartazes preconceituosos e patrocinavam boicotes aos negócios judeus. Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia. Sete dias depois, as tropas alemãs entraram em Radom, e o antissemitismo polonês não era nada se comparado à brutalidade que veio a seguir.

1940-44: Em abril de 1941, fui confinado em um gueto junto com todos os outros cidadãos judeus de Radom. Em 1942, os alemães ordenaram que eu e outros costureiros profissionais fôssemos trabalhar em uma oficina de roupas para as SS. Em agosto daquele ano, os alemães evacuaram os dois guetos que existiam em Radom e deportaram milhares de pessoas para o campo de extermínio de Treblinka. Assim como aconteceu com outros artífices experientes, fui selecionado para permanecer no gueto como trabalhador escravo. Mesmo assim, as perseguições continuaram. Nós, trabalhadores forçados, nos sentíamos como aves indefesas aguardando o momento do abate.

Dois anos depois, Moishe foi deportado para campos de trabalho na Alemanha. Ele foi libertado pelas tropas norte-americanas durante uma marcha forçada perto de Dachau. Depois da Guerra, ele emigrou para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.