Sarah Rivka Felman

Sarah Rivka Felman

Data de Nascimento: 1923

Sokolow Podlaski, Polônia

Sarah e seus seis irmãos eram parte de uma família judia muito religiosa, que falava o iídiche [mistura de alemão antigo com hebraico]. Eles viviam em Sokolow Podlaski, uma cidade industrial na área central da Polônia, que tinha uma população de cerca de cinco mil judeus. Os pais de Sarah comerciavam com grãos. Em 1930, Sarah passou a frequentar a escola pública de ensino fundamental de Sokolow Podlaski.

1933-39: Com 14 anos, após concluir o ensino fundamental, em 1937, Sarah começou a ajudar a sua mãe, que havia se tornado viúva, a cuidar do mercado de grãos da família. Dois anos mais tarde, a Alemanha atacou a Polônia. Os aviões alemães bombardearam o mercado de Sokolow Podlaski e outros alvos civis. As tropas alemãs entraram na cidade em 20 de setembro e três dias depois queimaram a sinagoga principal. Os alemães confiscaram o mercado de grãos da família.

1940-42: Nos dois anos seguintes, os alemães impuseram enormes restrições aos judeus, obrigando-os inclusive a usar uma Estrela de Davi em suas roupas como forma de identificação imediata. Em 28 de setembro de 1941, os alemães criaram um gueto e confinaram os judeus da cidade naquele local. Cerca de um ano depois, no feriado mais solene da religião judaica, o Dia do Perdão, os alemães começaram a prender as pessoas no gueto e os que resistiam ou tentavam se esconder eram sumariamente executados a tiros. Sarah, sua mãe e seu irmão mais novo foram empurrados para um vagão de carga de um trem [e enviados para um campo].

Em 22 de setembro de 1942, Sarah foi deportada juntamente com sua família para o campo de extermínio de Treblinka. Ela foi envenenada na câmara de gás logo após sua chegada. Ela tinha apenas 19 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.