Welwel Rzondzinski
Data de Nascimento: 1903
Kaluszyn, Polônia.
Welwel era um dos seis filhos de um casal de judeus que vivia na cidade de Kalusnkyn, de população predominantemente judaica, a 56 km de Varsóvia. Seus pais eram religiosos e, em casa, falavam o ídische, língua-franca entre os judeus do centro e do leste da Europa. O pai de Welwel trabalhava como contador para um grande latifundiário. Quando ele faleceu, sua esposa passou a trabalhar em uma banca de jornal em Kaluszyn. Quando tinha cerca de 20 anos Welwel casou-se e mudou-se com a esposa, Henia, para Varsóvia.
1933-39: Quando a guerra estourou, há três meses, os judeus deixaram Varsóvia em massa, fugindo para o leste. A maioria era composta por homens jovens e de meia-idade que receavam que os alemães os deportassem como trabalhadores escravos. Eu também tinha muito medo, mas não podia deixar Henia e nossos filhos, Miriam e Fiszel. Agora os alemães entraram na cidade, e estão aprisionando judeus que passam pelas ruas para levá-los para as equipes de trabalhos forçados. Eu tento ficar dentro de casa o máximo possível.
1940-43: O gueto judeu, localizado no meio do quarteirãojudaico, foi fechado algumas semanas atrás. A nossa casa na rua Gesia está dentro do gueto, bem como minha mercearia na rua Nowolipki. Apenas pequenas quantidades de comida podem ser trazidas legalmente para dentro do gueto, e meus estoques estão diminuindo. A maior parte dos compradores adquire apenas os itens básicos permitidos dentro de nossa insuficiente cota de pão, batatas, e gordura artificial. Aqueles entre nós que têm alguma possibilidade complementam a dieta com mercadorias contrabandeadas.
Welwel e sua família não sobreviveram à Guerra. É possível que eles tenham sido deportados para o campo de extermínio de Treblinka no verão de 1942 ou no início de 1943.