Welwel Rzondzinski

Welwel Rzondzinski

Data de Nascimento: 1903

Kaluszyn, Polônia.

Welwel era um dos seis filhos de um casal de judeus que vivia na cidade de Kalusnkyn, de população predominantemente judaica, a 56 km de Varsóvia. Seus pais eram religiosos e, em casa, falavam o ídische, língua-franca entre os judeus do centro e do leste da Europa. O pai de Welwel trabalhava como contador para um grande latifundiário. Quando ele faleceu, sua esposa passou a trabalhar em uma banca de jornal em Kaluszyn. Quando tinha cerca de 20 anos Welwel casou-se e mudou-se com a esposa, Henia, para Varsóvia.

1933-39: Quando a guerra estourou, há três meses, os judeus deixaram Varsóvia em massa, fugindo para o leste. A maioria era composta por homens jovens e de meia-idade que receavam que os alemães os deportassem como trabalhadores escravos. Eu também tinha muito medo, mas não podia deixar Henia e nossos filhos, Miriam e Fiszel. Agora os alemães entraram na cidade, e estão aprisionando judeus que passam pelas ruas para levá-los para as equipes de trabalhos forçados. Eu tento ficar dentro de casa o máximo possível.

1940-43: O gueto judeu, localizado no meio do quarteirãojudaico, foi fechado algumas semanas atrás. A nossa casa na rua Gesia está dentro do gueto, bem como minha mercearia na rua Nowolipki. Apenas pequenas quantidades de comida podem ser trazidas legalmente para dentro do gueto, e meus estoques estão diminuindo. A maior parte dos compradores adquire apenas os itens básicos permitidos dentro de nossa insuficiente cota de pão, batatas, e gordura artificial. Aqueles entre nós que têm alguma possibilidade complementam a dieta com mercadorias contrabandeadas.

Welwel e sua família não sobreviveram à Guerra. É possível que eles tenham sido deportados para o campo de extermínio de Treblinka no verão de 1942 ou no início de 1943.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.