Ben nasceu em uma pequena cidade perto das Montanhas Cárpatos da Transilvânia, na Romênia. Quando ele era criança, sua família mudou-se para os Estados Unidos. Ben estudou na Universidade de Harvard, onde ele cursou direito penal. Ben concluiu a Faculdade de Direito em Harvard em 1943. Ele juntou-se a um batalhão de artilharia antiaérea dos Estados Unidos que estava treinando em preparação para uma invasão aliada da Europa Ocidental. Com o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, Ben foi transferido para o departamento de investigação de crimes de guerra do exército norte-americano. Ele foi encarregado de recolher evidências contra e prender os acusados de serem criminosos de guerra nazistas. Ele, por fim, tornou-se promotor-chefe dos Estados Unidos no Caso Einsatzgruppen nos Processos Subseqüentes de Nuremberg.
Nós não tínhamos uma sala de audiências tradicional onde era possível chamar uma testemunha e interrogá-la com um escrevente presente e outra pessoa para fazer a confrontação ou, por assim dizer, proteger seus direitos. Quando tomávamos depoimentos de testemunhas colaboradoras, nós pegávamos uma declaração juramentada delas. A testemunha prestava juramento perante um oficial. Se fosse de uma testemunha hostil, nós a interrogaríamos em particular, para tentar averiguar a verdade. E quando chegávamos ao ponto em que acreditávamos ter obtido a verdade, nós pedíamos que a testemunha escrevesse com sua própria letra e assinasse como sendo verdade e, geralmente, trazíamos um oficial para testemunhar isso, ou para tomar um depoimento em separado, sob circunstâncias mais favoráveis de um ponto de vista judicial. E essa era a evidência que nós usávamos mais tarde.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.