Joseph e sua família eram poloneses de religião católica romana. Depois que a Alemanha invadiu a Polônia em 1939, arrebanhamentos forçados de poloneses para o trabalho escravo na Alemanha eram efetuados [pelos nazistas]. Por duas vezes Joseph conseguiu escapar mas, em 1941, na terceira vez, foi apanhado e deportado para um campo de trabalho escravo em Hanover, na Alemanha. Por mais de quatro anos ele foi obrigado a trabalhar na construção de abrigos antiaéreos de concreto. Após sua libertação pelas tropas norte-americanas em 1945, o campo de trabalho forçado foi transformado em campo de deslocados de guerra. Joseph permaneceu ali até conseguir um visto para entrar nos Estados Unidos em 1950.
Tinha uma barraca, barraca de madeira, e cada quarto tinha cerca de 20 camas-beliche, como uma caixa de madeira muito pequena, e um cômodo com armários. Cada um tinha um local no armário, [onde] nós [gurdávamos] algumas coisas. O que a gente tinha? Uma tigela redonda de metal para comer, uma colher e um cartão de ração com marcadores [para verificação], que eles davam para você. Então, você tinha que levar aquilo [o cartão] consigo quando eles traziam você pro campo. Você ia para um local para se lavar, e de lá ia ao refeitório. Depois, esperava que abrissem a janela da grande cozinha. Você dava para eles o selo e você [sentia]o aquecimento [vindo da cozinha]... depois você ia para outra janelinha para receber um pão pequeno. Você comia aquilo e uma hora depois estava novamente com fome e não havia mais nada para comer pela manhã. De manhã você recebia café, mas ele era feito de chicória, [gosto] azêdo, ou alguma [outra] bebida quente. E no almoço nada, somente à noite. Era assim dia após dia. No início a comida era um pouquinho mais, mas em 1943, 44, 45 eles cortaram a ração de pão, então, era muita, muita fome o tempo todo, e a fome é a pior coisa para um ser humano.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.