Preben nasceu no seio de uma família protestante em Snekkersten, uma pequena vila pesqueira dinamarquesa. Em 1940 os alemães invadiram a Dinamarca. Preben tornou-se mensageiro da resistência. Quando, em outubro de 1943, a Gestapo (Polícia Secreta Alemã) começou a caçar os judeus na Dinamarca, Preben ajudou a escondê-los em casas próximas ao litoral e os conduzia até os barcos que os levavam até a Suécia. O próprio Preben teve que se refugiar na Suécia, em novembro de 1943. Ele retornou à Dinamarca em maio de 1945.
Você não podia abandonar as pessoas que precisavam de ajuda. Você não pode dar as costas a pessoas que precisam da sua ajuda. Tem que haver algum tipo de decência na vida de um homem, e não teria sido decente virar as costas para aquelas pessoas passando por dificuldades. Então, não resta dúvida, não há sim nem não, há apenas o que deve ser feito, e a gente faz. Somos criados assim, é uma parte da tradição, da cultura do meu país. Você ajuda, com certeza. Por isto, acho que ninguém conseguiria manter o respeito por si próprio se soubesse que aquelas pessoas iriam sofrer e [você tivesse] dito: "Não. Não [as coloque] nas minhas costas". Não. De jeito nenhum. Então isto não é uma questão de...de--você apenas tem que fazer o que deve ser feito. Nada mais.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.