The last photo of the entire Kusserow family, persecuted for being Jehovah's Witnesses. Bad Lippspringe, Germany, ca. 1935.

"Inimigos do Estado"

Embora os judeus fossem os alvos principais do ódio nazista, não foram os únicos a serem perseguidos. Outros indivíduos e grupos também eram considerados “indesejados” e “inimigos do Estado”. Após haverem silenciado a voz de seus opositores políticos, os nazistas expandiram o terror a outros povos “marginalizados”.

Assim como os judeus, os ciganos (Romani) eram alvos dos nazistas por serem considerados “não-arianos” e racialmente “inferiores”. Os ciganos viviam na Alemanha desde o século XV, e desde então sofriam com preconceitos. Eles também foram vítimas da discriminação oficial muito antes de 1933 [OBS: início do regime nazista]. Sob o regime nazista, as famílias ciganas nas principais cidades foram cercadas, fotografadas, tiveram suas impressões digitais registradas, e foram obrigadas a viver como prisioneiras em campos especiais sob guarda policial.

Os membros de um pequeno grupo cristão, as Testemunhas de Jeová, tornaram-se vítimas não por razões raciais, mas devido às suas convicções religiosas que as proibiam de se alistarem no exército ou mostrarem obediência a qualquer governo por meio de saudação à bandeira ou, no caso da Alemanha nazista, erguendo o braço para fazer a saudação “Heil Hitler”. Logo após Hitler assumir o poder, as Testemunhas de Jeová foram enviadas para campos de concentração, e as que não foram presas, em sua maioria, perderam seus empregos, benefícios de seguridade social, seguro-desemprego e todos seus direitos civis. No entanto, eles continuaram se reunindo, pregando e distribuindo panfletos religiosos.

Os homossexuais tornaram-se vítimas dos nazistas devido à sua opção sexual. Os nazistas consideravam as relações homossexuais um comportamento “anormal” e “efeminado”, que por não produzir descendentes ameaçavam as políticas nazistas de encorajamento à reprodução de “arianos”. Assim que Hitler assumiu o poder, as Tropas de Choque (SA) começaram a realizar batidas em bares homossexuais, onde muitos foram detidos e levados como prisioneiros para campos de concentração, dentre eles, dezenas e dezenas de adolescentes.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.

Glossário