German police guard a group of Roma (Gypsies) who have been rounded up for deportation to Poland.

Prisioneiros dos Campos

A grande maioria das vítimas dos centros de extermínio era composta por judeus, uma vez que sua destruição era o objetivo principal dos nazistas mas, nas centenas de campos de concentração e de trabalho escravo não equipados com câmaras de gás, também podiam ser encontrados indivíduos de muitas outras procedência étnicas e religiosas. Os prisioneiros eram obrigados a usar triângulos coloridos nos casacos, para que os oficiais e guardas do campo pudessem facilmente identificar a origem de cada pessoa e distinguir os diferentes grupos: prisioneiros políticos, como comunistas, socialistas e sindicalistas usavam um triângulo vermelho, criminosos comuns usavam um triângulo verde, os ciganos e outros alemães considerados “anti-sociais” ou “preguiçosos” usavam um triângulo preto, as Testemunhas de Jeová usavam um triângulo roxo, e os homossexuais um de cor rosa. Letras também eram empregadas para indicar a nacionalidade dos encarcerados, como o P para polonês, SU para soviético e F para francês.

Os soldados soviéticos capturados eram usados para trabalhos forçados, e muitos morreram porque foram assassinados ou por haverem sido severamente torturados e, no total, mais de três milhões deles morreram nas mãos dos alemães.
Vinte e três mil ciganos alemães e austríacos foram prisioneiros em Auschwitz, e cerca de 20.000 deles foram mortos naquele local. Homens, mulheres e crianças ciganas eram confinados em um campo separado. Na noite de 2 de agosto de 1944, um grande grupo foi executado em câmaras de gás durante a destruição do "campo para famílias ciganas". Aproximadamente 3.000 pessoas foram mortas, a maioria delas mulheres e crianças. Alguns dos homens foram enviados para campos de trabalhos escravo na Alemanha, onde muitos morreram. Centenas de milhares de ciganos de toda a Europa ocupada pelos alemães foram mortos nos campos e pelos esquadrões móveis de extermínio.

Prisioneiros políticos, Testemunhas de Jeová, e homossexuais eram enviados para campos de concentração como forma de punição. Diferentemente dos judeus e dos ciganos, os membros daqueles três grupos não foram objeto de extermínio sistemático mas, devido às condiçõe em que viviam, muitos morreram por inanição, doenças, exaustão e também como resultado dos atos de violência que sofriam nos campos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.

Glossário