Gerda Blachmann

Gerda Blachmann

Data de Nascimento: 24 de abril de 1923

Breslau, Alemanha

Gerda era a única filha de um casal judeu. Eles moravam em Breslau, uma grande cidade industrial às margens do Rio Oder. Antes da Segunda Guerra Mundial, aquela cidade possuía a terceira maior comunidade judaica da Alemanha. Seu pai trabalhava como vendedor para uma grande companhia de materiais de construção e ferragens. Gerda freqüentou a escola pública até os 9 anos, de lá saindo quando foi admitida em uma escola católica para meninas.

1933-39: Vaguei pela cidade vendo o resultado do pogrom. As janelas das lojas dos judeus tinham sido quebradas, e ainda saia fumaça de uma sinagoga incendiada. Implorei a meus pais para irmos embora da Alemanha, e meses depois eles decidiram que devíamos fugir. Conseguimos vistos para Cuba e saímos de Hamburgo a bordo do navio St. Louis no dia 13 de maio de 1939. Quando chegamos a Cuba, no dia 27, disseram que nossos vistos não eram válidos e não nos deixaram desembarcar. Com a negação da entrada, fomos forçados a retornar para a Europa.

1940-44: Disfarçadas de camponesas, minha mãe e eu dirigimos uma carroça cheia de feno e passamos pela patrulha fronteirça alemã até atingirmos uma fazenda na fronteira da Suíça com a França. Descemos um pequeno barranco, cruzamos um riacho e depois passamos por baixo de uma cerca de arame farpado que demarcava a fronteira official, mas fomos apanhadas por guardas da fronteira suíça e ficamos presas por toda a noite. No dia seguinte fomos colocadas em um trem juntamente com outros refugiados. Ninguém nos disse para onde estávamos indo ou o que iria acontecer.

Gerda passou dois anos internada em um campo de refugiados na Suíça, e depois trabalhou na cidade de Berna, em uma fábrica de camisas, até o final da Guerra. Ela emigrou para os Estados Unidos em 1949

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.