Hilda Kusserow
Data de Nascimento: 9 de julho de 1888
Dembogora, Polônia
Hilda nasceu em território que foi controlado pela Alemanha até o ano de 1919. Professora e pintora, antes da Primeira Guerra Mundial ela casou-se com Franz Kusserow, e o casal mudou-se para a região oeste da Alemanha. Lá, tiveram 11 filhos, e tornaram-se membros das Testemunhas de Jeová. Após 1931, o lar da família Kusserow, na pequena cidade de Bad Lippspringe, tornou-se a sede de uma congregação daquela religião.
1933-39: Os nazistas revistaram nossa casa várias vezes porque nossa família continuava publicamente firme em sua devoção a Jeová. Eu continuei fazendo trabalho missionário, mesmo ele havendo sido proibido. Em 1936, fui detida e fiquei presa por seis semanas. Quando me liberaram, continuei a realizar encontros para estudos da Bíblia em nossa casa, mesmo após meu marido ser preso. Em 1939, a polícia levou meus três filhos mais novos para "reeducá-los" em lares adotivos.
1940-44: Dois dos meus filhos foram executados por se recusarem a servir no exército alemão. Meu marido voltou para casa no dia 16 de agosto de 1940. Como nós continuávamos a realizar grupos de estudo da Bíblia, fui detida juntamente com meu marido e nossas filhas Hildegard e Magdalena, em abril de 1941. Fiquei presa por dois anos. Quando me liberaram, disseram que eu poderia ir para casa se assinasse uma declaração renunciando à minha fé. Quando me recusei, fui deportada para o campo de concentração de Ravensbrück, onde reencontrei duas das minhas filhas que já estavam lá há um ano.
Durante uma marcha da morte saindo de Ravensbrück, em abril de 1945, Hilda e suas duas filhas foram libertadas pelos soviéticos. Quando a Guerra terminou, elas retornaram a seu lar em Bad Lippspringe.