Mario Finzi

Mario Finzi

Data de Nascimento: 1913

Bolonha, Itália

Mario era filho único de um casal de judeus, professores de segundo grau em Bolonha. Assim como a maioria dos judeus daquele país, sua família era bem integrada à sociedade italiana. Mesmo quando o líder fascista Benito Mussolini subiu ao poder em 1922, os judeus da Itália continuaram a viver em segurança. Mario tocava piano como hobby. Ao concluir o ensino médio em sua cidade, ele decidiu estudar direito.

1933-39: Em 1938, Mario começou a trabalhar como advogado em Milão. No entanto, no final daquele ano, o governo de Mussolini sancionou leis "raciais" que impediram Mario de continuar a exercer sua profissão. Ele então mudou-se para Paris e iniciou uma nova carreira como pianista. Em agosto de 1939, ele retornou à Itália para renovar seu visto francês. Enquanto lá estava, no dia 1º de setembro, a Alemanha invadiu a Polônia o que fez com que a França declarasse guerra contra a Alemanha dois dias depois. Mario foi detido na Itália.

1940-44: Mario trabalhou em Bolonha em uma agência judaica que auxiliava refugiados. Em julho de 1943, Mussolini foi deposto e, em represália, as forças alemãs ocuparam a Itália. Os judeus de Bolonha foram enviados a um campo de trânsito em Fossoli di Carpi. Para alguns, o destino dos que eram levados de Fossoli di Carpi não era nenhum segredo – a palavra "Auschwitz" estava escrita a giz nos vagões dos trens. Em março de 1944, Mario foi deportado para Auschwitz.

Em Auschwitz, Mario jogou-se sobre os fios de alta tensão que cercavam o campo. Ele deixou uma mensagem para seus pais pedindo perdão pelo ato de desespero. Mario tinha 31 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.