Pinchas Gerszonowicz

Pinchas Gerszonowicz

Data de Nascimento: 21 de janeiro de 1921

Miechow, Polônia

Pinchas nasceu no seio de uma grande família que vivia na cidade de Miechow, na região centro-sul da Polônia. Seu pai era maquinista e serralheiro. Pinchas estudava diáriamente por longas horas, aprendendo hebraico na escola judaica e disciplinas gerais na escola pública. Ele pertencia a uma organização de jovens sionistas, denominada HaShomer ha-Tsa'ir [Vanguarda Juvenil], e jogava na ala esquerda em um time judeu de futebol.

1933-39: Aos 13 anos, terminei meus estudos e comecei a trabalhar como aprendiz de maquinista e ferreiro em uma empreiteira. Quando o exército alemão invadiu a Polônia, em 1939, meus pais decidiram que meu irmão mais velho, Herschel, e eu deveríamos fugir para a parte da Polônia ocupada pelos soviéticos. Fomos a pé e, óbviamente, não pudemos competir com a divisão alemã motorizada que nos alcançou a cerca de 240 quilômetros ao leste de Miechow. Não havia mais nada a fazer a não ser voltar para casa.

1940-44: Eu consertava veículos para os alemães em Miechow e, mais tarde trabalhei na base aérea nazista na Cracóvia. Em julho de 1943, fui deportado para Plaszow, um subúrbio de Cracóvia, onde os nazistas estabeleceram um campo de trabalho escravo no local de um cemitério judeu muito antigo. Lá, trabalhei com meu pai como maquinista e ferreiro. Todos os dias, eu via judeus sendo mortos a tiros pelos guardas das SS ou destroçados até a morte pelos cães treinados pelos alemães. O comandante do campo, Goeth, andava sempre com dois cachorros grandes. Ele só precisava dizer: "Pegue alguém!" e eles atacavam. Eu nunca sabia se o meu último minuto de vida estava chegando.

Pinchas foi deportado para Auschwitz no início de 1945. Um dos poucos sobreviventes de uma marcha da morte que durou duas semanas. Ele foi libertado perto do campo de Dachau, em abril, emigrando para os Estados Unidos em 1948.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.