Remy Dumoncel

Remy Dumoncel

Data de Nascimento: 28 de outubro de 1888

Romorantin, França

Remy, filho de pais católicos, nasceu em uma pequena cidade francesa. Em 1913, depois de estudar Direito na Universidade de Paris, começou a trabalhar na editora Tallandier, em Paris. Durante a Primeira Guerra Mundial serviu no exército francês e por cinco vezes foi ferido em ação; quando o conflito terminou ele retornou ao trabalho na Tallandier e em 1919 casou-se com Germaine Tallandier, filha do proprietário da editora. Eles tiveram cinco filhos que foram criados como católicos devotos.

1933-39: Em 1935 Remy foi eleito prefeito de Avon, uma cidade pequena a cerca de 53 km a sudeste de Paris. Remy tinha orgulho da sua cidade, famosa pelo palácio real que abrigava e por sua localização próxima à Floresta de Fontainebleau. Um francês profundamente patriota, Remy desconfiava das intenções nazistas para com a França após a subida de Hitler ao poder na Alemanha, em 1933.

1940-44: Em junho de 1940 os alemães derrotaram a França, e no dia 16 ocuparam a cidade de Avon. Remy resolveu permanecer no cargo e tornou-se parte ativa de um grupo de resistência denominado Velite Thermopyles. Ele forneceu apoio financeiro a escritores judeus e não-judeus, cujos trabalhos não mais conseguiam como publicar; escondeu alguns judeus alsacianos em uma casa que possuía em Dordogne, no sul da França; utilizou seu cargo de prefeito para proteger os fugitivos, judeus ou não, fornecendo a eles documentos falsos e os ajudando a fugir para a parte não-ocupada pela Alemanha no sul da França, ou para casas seguras.

Em 4 de maio de 1944, quando retornava a Avon de uma viagem de negócios a Paris, Remy foi preso pela Gestapo . Ele morreu no campo de concentração de Neuengamme no dia 15 de março de 1945.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.