Rena Gani

Rena Gani

Data de Nascimento: 15 de agosto de 1919

Preveza, Grécia

A família de Rena era judia romaniota, ou seja, era parte de um grupo judaico que vivia nas cidades gregas e na região dos Bálcãs há mais de 1.100 anos. A cidade de Preveza, localizada no litoral jônico, tinha uma população judiaica de 300 pessoas. O pai de Rena tinha uma pequena loja de tecidos e sua mãe, dona de casa, cuidava de Rena, sua irmã e seus três irmãos.

1933-39: Nossa família foi morar na cidade vizinha de Ioannina e lá eu concluí o ensino fundamental judaico. A escola era patrocinada pela organização francesa Alliance Israelite Universelle e lá aprendi francês, grego e hebraico, além de matemática, história e estudos sociais. Quando eu iniciei o ensino médio em 1933, meus pais retornaram para Preveza, onde passei a estudar em uma escola pública grega.

1940-44: Os alemães invadiram a Grécia em 1941, mas Preveza só foi ocupada em março de 1943. Um ano depois, fomos deportados para o campo de Auschwitz-Birkenau, na Polônia. Meus pais foram imediatamente enviados para a morte na câmara de gás. Meus irmãos foram enviados para trabalhar no crematório e eu para cavar valas. Certo domingo, quando não tínhamos trabalho, perguntei à líder do meu bloco, uma judia polonesa, se eu poderia visitar meus irmãos no alojamento vizinho, onde eles estavam internados. Irritada, ela gritou comigo e me desferiu um tapa no rosto. Algumas semanas depois, todos os meus irmãos foram mortos.

Rena foi enviada para o campo de concentração para mulheres em Ravensbrueck, e libertada durante uma marcha da morte em maio de 1945. Posteriormente, ela emigrou para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.