Wilhelm Kusserow

Wilhelm Kusserow

Data de Nascimento: 4 de setembro de 1914

Bochum, Alemanha

Nascido no início da Primeira Guerra Mundial, Wilhelm foi patrioticamente batizado com o nome do então imperador alemão, Wilhelm II. Mais velho dos filhos da família Kusserow, Wilhelm cresceu na fé luterana, porém, após aquela guerra, seus pais se tornaram Testemunhas de Jeová e criaram seus filhos segundo os preceitos dessa crença. Depois de 1931, sua casa, situada na rústica cidade de Bad Lippspringe, passou a ser conhecida como um centro de atividade das Testemunhas de Jeová.

1933-39: Os Kusserows eram cuidadosamente monitorados pela polícia nazista, pois, para as Testemunhas de Jeová, sua maior lealdade deveria ser direcionada a Deus, e não a Hitler. A casa dos Kusserows foi muitas vezes vasculhada, e algumas de suas publicações religiosas, confiscadas. Ofereciam refúgio a membros de sua fé e continuavam promovendo encontros de estudo bíblico em sua residência, ilegalmente, mesmo após o pai de Wilhelm haver sido preso por duas vezes.

1940: A Alemanha estava em guerra [OBS: Segunda Guerra Mundial] desde setembro de 1939, e Wilhelm foi preso por recusar a se alistar no exército alemão, apegando-se rigorosamente ao mandamento: "Não matarás". Para Wilhelm, a lei de Deus estava acima das leis de Hitler. O juiz e promotor tentaram dissuadi-lo de sua decisão. Fizeram a proposta de anular a ordem de execução caso ele negasse suas crenças "malignas e destrutivas". Wilhelm se recusou. O tribunal o condenou à morte.

Nas palavras do seu advogado de defesa, Wilhelm "morreu de acordo com suas convicções". Ele foi executado por um pelotão de fuzilamento na prisão de Muenster no dia 27 de abril de 1940.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.