Wolfgang Munzer

Wolfgang Munzer

Data de Nascimento: 26 de fevereiro de 1920

Berlim, Alemanha

Filho único de um casal de judeus, Wolfgang nasceu em Berlim. Seu pai era representante de uma empresa estrangeira de artigos de costura. A família morava em uma casa confortável, localizada em um bairro na área sudoeste da cidade. Lá, Wolfgang frequentava a escola de ensino médio e pretendia graduar-se em engenharia elétrica no futuro.

1933-39: Quando os nazistas chegaram ao poder, meu pai teve que fugir da Alemanha pois era socialista e sabia que seria preso. Minha mãe estava muito doente, por isto minha avó cuidou de mim até que não teve mais condições, quando então colocou-me em um orfanato judaico. Naquela época, os judeus estavam proibidos de frequentar escolas públicas e, por isto, passei a frequentar uma escola judaica. Em l937, re-encontrei com meu pai em Paris e comecei a estudar em uma escola técnica para aprender mecânica.

1940-44: Em 1943, eu estava vivendo em Nice com meu pai e minha madrasta. Eles tinham uma pequena biblioteca. Muitos judeus procuravam o paraíso que era Nice, pois, sob a ocupação italiana, os judeus não eram perseguidos. Quando a Itália se rendeu aos Aliados em setembro, os alemães ocuparam a cidade. Em março de 1944, os nazistas me deportaram juntamente com meus pais e outros 1.500 judeus, em vagões ferroviários de carga, totalmente fechados, de um campo de passagem perto de Paris para Auschwitz. Ao lá chegar, fui separado de meus pais e levado para uma sala onde rasparam meus cabelos.

Os pais de Wolfgang foram assassinados na câmara de gás logo ao chegarem em Auschwitz. Wolfgang trabalhou como escravo em uma fábrica de componentes elétricos. Ele sobreviveu à Guerra e emigrou para os Estados Unidos em 1947.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.