Yitzhak (Irving) Balsam

Yitzhak (Irving) Balsam

Data de Nascimento: 17 de outubro de 1924

Praszka, Polônia

Yitzhak foi o segundo de quatro filhos nascidos no seio de uma família judia muito religiosa. A família vivia junto à fronteira entre a Polônia e a Alemanha, mais precisamente em Praszka, uma pequena cidade onde seu pai trabalhava como alfaiate. Como seu trabalho não era estável, a família frequentemente enfrentava sérias dificuldades financeiras. Yitzhak frequentava a escola pública polonesa pela manhã e a escola judaica à tarde.

1933-39: “Às quatro da manhã do dia 1º de setembro de 1939 fomos acordados pelo barulho de uma explosão. O exército polonês havia destruído a ponte sobre o Rio Prosna, para impedir que a Alemanha invadisse a Polônia. Porém, por volta das seis da manhã os alemães já estavam na cidade com suas tropas, baionetas, tanques e caminhões. Durante os sete dias seguintes, comboios alemães avançaram por Praszka. Diariamente, eu e outros judeus do local éramos forçados a abrir estradas fora da cidade [para os nazistas passarem]”.

1940-45: “Fui deportado para diversos campos, incluindo Auschwitz, e depois fui preso juntamente com outros sessenta homens por fugir durante uma marcha da morte. A maioria foi executada, e nós que sobramos fomos forçados a levar os corpos a um cemitério onde duas enormes covas já haviam sido escavadas. Tivemos que jogar os corpos em uma cova, e depois fomos empurrados para a outra por rajadas de metralhadora. Terminado o ataque, cinco de nós ainda permanecíamos vivos. Os nazistas então ordenaram que enchêssemos a segunda cova com os corpos que haviam caído e novamente apontaram as armas para nós, mas por um milagre a munição deles havia acabado”.

Yitzhak foi enviado a Mauthausen para trabalhar como escravo, e posteriormente ao campo de Gunskirchen para ser morto. Em maio de 1945, ele foi libertado [pelas tropas Aliadas], e em 1948 emigrou para os EUA. Yitzhak faleceu em 1992.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.