Testemunho

Bella Jakubowicz Tovey descreve a visita que recebeu de um soldado britânico enquanto estava hospitalizada em Bergen-Belsen, após sua libertação

Bella era a mais velha dos quatro filhos nascidos no seio de uma família judia em Sosnowiec. Seu pai era dono de uma malharia. Quando os alemães invadiram a Polônia, em 1939, eles se apossaram daquela fábrica. A mobília da família foi entregue [pelos nazistas] a uma mulher alemã. Bella foi levada para trabalhar como escrava em uma fábrica no gueto de Sosnowiec, em 1941. No final de 1942, a família foi deportada para o gueto de Bedzin. Bella foi deportada para o subcampo Graeben de Gross-Rosen em 1943 e em 1944 para Bergen-Belsen. Ela foi libertada em abril de 1945.

Transcrição

Quero contar que, quando a guerra acabou, eu...eu pesava cerca de 32 kg, era só pele e osso. E eu lembro que, quando aquele soldado britânico veio e me perguntou...ele disse se...se havia algo que ele pudesse fazer por mim. E eu disse a ele: "Eu queria duas coisas". Eu queria que ele me desse, me trouxesse meias quentes. Naquela época já era maio [OBS: primavera no Hemisfério Norte]. Estava quente, mas eu sentia frio. Eu queria meias quentes, até a altura dos joelhos, e eu também queria açúcar. Então, ele me trouxe o que pedi. Eu sentia muita necessidade de comer açúcar. Ele me trouxe as meias e eu me lembro de duas coisas: quando pus as meias comecei a chorar porque eu não tinha panturrilhas para segurá-las, eu era só ossos e as meias escorregavam dos joelhos, não paravam no lugar. Me lembro também que ele me deu o açúcar, acho que num pacotinho com cerca de 100 gr, era um pacote pequeno de açúcar, açúcar puro. Eu peguei aquele pacote e despejei todo o conteúdo na minha boca. Comi daquele jeito mesmo, e me lembro disto porque ele se assustou e correu procurando as enfermeiras, pensando no que poderia acontecer comigo após comer todo aquele açúcar. Lembro que a enfermeira disse para ele em alemão que estava tudo bem, que eu provavelmente estava necessitando comer açúcar.


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Está página também está disponível em

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.