Os alemães anexaram a Áustria em marco de 1938. No ano seguinte, 1939, os Haimanns fugiram para a Hungria e depois para a Itália. Ele e seus pais foram internados em várias cidades. O pai de Hans ficou doente e faleceu em 1940. Em 1943, Hans e sua mãe foram informados de que havia planos alemães para deportar os judeus da Itália para a Polônia. Eles passaram a se mudar de pequena cidade a pequena cidade, até a libertação pelos britânicos em agosto de 1943. Hans trabalhou como interpret para os Aliados até 1945, quando uniu-se ao American Jewish Joint Distribution Committee e trabalhou no reassentamento de refugiados judeus.
Havia um trem aguardando por nós, seis ou oito vagões ferroviários. E eles disseram “vamos colocar todos, exceto quatro de vocês, em cada compartimento; os trens europeus tinham compartimentos fechados, não abertos, comboios como se tem nos EUA, como a AMTRAK [serviço ferroviário para passageiros parcialmente financiado pelo governo] por exemplo, e… hum… dois policiais, dois policiais uniformizados -- Carabinieri, que significa a polícia do estado, a polícia italiana – viajavam conosco. E nós éramos todos da Áustria ou da Alemanha, e então falávamos em alemão uns com os outros. Finalmente, o policial disse: “Isso é ridículo! Nós não entendemos o que vocês falam. Por que nós não buscamos um compartimento só para nós e deixamos vocês aqui?”. E, enquanto ainda viajavam conosco, eles tiraram suas armas de seus coldres e as colocaram no compartimento de bagagem. Eles trouxeram para nós, dos vendedores da estação de Gênova, pequenas cestas com comida e bebidas, e nós viajamos até um local chamado Campagna, uma cidade pequena nas montanhas na província de Salerno, que foi o local onde eventualmente chegou o General dos EUA Mark Clark, em 1943. E todos nós estávamos ali. Nós dormíamos em dois monastérios que foram modificados para nos acolher. Em cada quarto ficavam de duas a quatro pessoas, e nós podíamos andar livremente pela cidade.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.