Testemunho

Steven Springfield descreve a marcha da morte que partiu do campo de Burggraben, parte do sistema de campos de Stutthof, em 1945

Os alemães ocuparam Riga em 1941 e confinaram os judeus locais em um gueto. No final de 1941, cerca de 28.000 judeus do gueto foram massacrados pelos nazistas na floresta de Rumbula. Steven e seu irmão foram enviados a um pequeno gueto para homens fisicamente capazes [de trabalhar como escravos]. Em 1943, Steven foi deportado para o campo de Kaiserwald e enviado a um campo de trabalho [escravo] próximo. Em 1944, ele foi transferido para Stutthof e forçado a trabalhar em uma empresa de construção de navios. Em 1945, Steven e seu irmão sobreviveram a uma marcha da morte e foram libertados pelas forças soviéticas.

Transcrição

Tags


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Está página também está disponível em

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.