A Alemanha ocupou a Dinamarca em abril de 1940. O governo dinamarquês não foi extinto e conseguiu proteger os judeus daquele país contra as medidas antissemitas. No entanto, no final de agosto de 1943, o governo dinamarquês foi deposto após se recusar a cumprir as exigências alemãs. No início de outubro de 1943, a polícia alemã começou a prender os judeus. Tove e sua família decidiram fugir. Conseguiram chegar até a vila de pescadores de Snekkersten, de onde conseguiram navegar até alcançarem a segurança oferecida pela Suécia. Tove voltou para a Dinamarca em maio de 1945.
Lembro que estava muito orgulhosa de mim mesma pois fui a única pessoa que não ficou enjoada no barco. Ficamos bem quietos e o barco partiu. Quando estávamos no meio do oceano, entre a Suécia e a Dinamarca, quando já havíamos entrado em águas suecas havia 30 minutos, um grande barco se aproximou e tememos que fossem os alemães, pois víamos soldados nele. Eles estavam de uniforme e se pareciam com os alemães, mas era um barco de patrulha sueco que veio nos apanhar. Eles vieram navegando por águas territoriais suecas. Eles podiam fazer aquilo e os alemães não – estávamos salvos, os alemães não podiam fazer mais nada. Então, aquele barco chegou junto ao nosso, e eles nos ajudaram a sair do barco pesqueiro. Ficamos no convés, estávamos salvos. Chegamos a um pequeno porto na Suécia, perto de Helsingborg, e fomos muito bem recebidos. Todos pareciam alemães, porque os suecos estavam vestindo os mesmos uniformes OBS: provavelmente para se disfarçar]. Nós fomos para terra firme e nos deram café, chá, e nos disseram onde poderíamos ficar. Eles nos colocaram no Grand Hotel e pagaram pelas suítes, pagaram tudo, e disseram que poderíamos ficar lá ou com parentes, caso tivéssemos algum na Suécia. Acho que ficamos no hotel por uma semana. Todos os dias meus pais iam até o porto para ver se meus avós haviam chegado. Eles ainda estavam [na Dinamarca], junto com uma tia idosa, a irmã de meu avô, quando fugimos. Alguns dias depois, quatro ou cinco, eles chegaram em outro barco de pesca.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.