Adolf Hitler stands with an SA unit during a Nazi parade in Weimar [LCID: 02286]

Hitler Sobe ao Poder

Hitler Sobe ao Poder No início da década de 1930, a Alemanha tinha a economia extremamente turbulenta. A crise econômica mundial que havia se iniciado em 1929 havia atingido o país em cheio e milhões de pessoas estavam desempregadas. Na memória de muitos ainda estava fresca a humilhante derrota alemã frente à França, quinze anos atrás, na Primeira Guerra Mundial, e os alemães não confiavam em seu governo, fraco, conhecido como República de Weimar. Aquelas condições propiciaram o surgimento de um novo líder, Adolf Hitler e seu Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou apenas Partido Nazista.

Hitler era um orador eloquente e ardiloso que atraía um grande número de seguidores desesperados por mudanças. Ele prometia uma vida melhor aos desiludidos e uma nova e gloriosa Alemanha. Os nazistas atraíam principalmente os desempregados, jovens e membros da classe média baixa, tais como donos de pequenos negócios, funcionários administrativos, artesãos e fazendeiros.

A subida do Partido ao poder foi rápida. Antes da depressão econômica, os nazistas eram praticamente desconhecidos, recebendo apenas 3% dos votos ao Reichstag (Parlamento Alemão) nas eleições de 1924. Em 1932, no entanto, os nazistas tiveram 33% dos votos, mais do que qualquer outro partido. Em janeiro de 1933, Hitler foi nomeado chanceler, o líder do governo alemão, e os alemães acreditaram que haviam encontrado o salvador de sua pátria.

DATAS IMPORTANTES

28 DE JUNHO DE 1919
TRATADO DE VERSALHES ENCERRA A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

No Tratado de Versalhes, assinado logo após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, as forças vitoriosas (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e outros países aliados) impuseram severas penalidades à Alemanha. Esta, por sua vez, sob ameaça de ser invadida, foi obrigada a assinar o Tratado. Dentre outras provisões, a Alemanha aceitou a responsabilidade pela deflagração da Primeira Guerra, e também concordou em pagar grandes indenizações [pelos danos que havia criado], limitar seu exército a um contingente de 100.000 soldados, e transferir território para seus vizinhos. Os termos do Tratado geraram um enorme descontentamento político entre a população alemã. Ao prometer reverter aquela situação, Adolf Hitler obteve apoio popular.

24 DE OUTUBRO DE 1929
QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK

A rápida queda no valor das ações devida à quebra da Bolsa de Valores de Nova York levou a uma série de falências nos negócios. A “Grande Depressão”, como ficou conhecido o evento, deu início a uma crise econômica mundial. Nos Estados Unidos, o desemprego era generalizado. Na Alemanha, havia seis milhões de desempregados em junho de 1932. As dificuldades econômicas contribuiram para um aumento vertiginoso de apoio popular ao Partido Nazista. Como resultado, aquele Partido obteve quase 40 por cento dos votos nas eleições parlamentares de julho de 1932, tornando-se o maior partido político alemão.

6 DE NOVEMBRO DE 1932
NAZISTAS PERDEM APOIO NAS ELEIÇÕES PARLAMENTARES
Nas eleições parlamentares alemães de novembro de 1932, os nazistas perderam quase dois milhões de votos em relação à eleição anterior (julho de 1932), tendo obtido apenas 33 por cento dos votos. Ficou claro para os nazistas que eles não conseguiriam a maioria através de eleições democráticas, e assim Adolf Hitler concordou em fazer uma aliança com os partidos conservadores. Em 30 de janeiro de 1933, após meses de negociações, o presidente da Alemanha, Paul von Hindenburg, nomeou Hitler chanceler daquele país, com um governo dominado pelos conservadores.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.