No dia 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler [um chanceler age diretamente e tem poder estendido por todos os ramos do governo] da Alemanha pelo então presidente alemão, Paul von Hindenburg. Hitler era o líder do Partido Nazista, cujo nome completo era Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Seus filiados, popularmente chamados de nazistas, eram radicais de extrema-direita, antissemitas, anticomunistas e antidemocratas.

Há alguns equívocos sobre como Hitler chegou ao poder. É importante entender que:

  • Hitler não tomou o poder através de um golpe;
  • e Hitler não foi eleito diretamente ao poder. 

Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder por meio dos processos políticos legais da Alemanha.

Hitler foi nomeado chanceler em 1933, pois, na época, o Partido Nazista era popular na Alemanha. Entretanto, o Partido Nazista nem sempre assim o foi. Na verdade, quando o movimento nazista começou, no início dos anos 20, ele era pequeno, ineficiente e irrelevante. 

Como era a Alemanha no início da década de 1920?

O início da década de 1920 na Alemanha foi um período de muitos tumultos sociais, econômicos e políticos, todos ligados diretamente à Primeira Guerra Mundial (1914–1918), da qual a Alemanha saíra derrotada. Aquele cenário levou à derrocada do então Império Alemão, o qual foi substituído por uma nova república democrática, e o novo governo alemão recebeu o nome de República de Weimar. Em junho de 1919, os líderes alemães da República de Weimar foram forçados a assinar o Tratado de Versailles, tratado este que punia a Alemanha por haver ela iniciado a Primeira Guerra Mundial.

No início da década de 1920, a República de Weimar (1918–1933) enfrentava graves problemas políticos e econômicos. A destruição causada pela Primeira Guerra resultou em uma séria crise econômica. As dívidas de guerra alemãs levaram à hiperinflação e à desvalorização da sua moeda.

Na época, havia também movimentos políticos que tentavam derrubar o novo governo. Eles iam da extrema-esquerda à extrema-direita do espectro político.

Os integrantes desses movimentos reagiam ao descontentamento alemão após a Primeira Guerra Mundial mas, ao mesmo tempo, promoviam e disseminavam mais ressentimentos e, algumas vezes, até mesmo violência. Um grupo que gerou um alarde representativo foi o Partido Comunista Alemão.  Naquele mesmo período surgiu um novo grupo político, bem menos proeminente, o Partido Nazista.

Como era o Partido Nazista no início da década de 1920?

O Partido Nazista, sediado em Munique, foi um de vários movimentos políticos radicais que surgiram e atuaram na Alemanha durante o início da década de 1920. Porém, o movimento ganhou atenção na Alemanha em novembro de 1923. Naquele mês, os nazistas – liderados por Adolf Hitler – tentaram tomar o poder de forma violenta. Aquele golpe fracassado ficou conhecido como o nome de o “Putsch [Golpe] da Cervejaria”.

Como não conseguiram derrubar o governo por meio da violência, Hitler e os demais nazistas mudaram de tática. A partir da metade dos anos 20, eles concentraram seus esforços em vencer as eleições. Entretanto, o Partido Nazista não conseguiu atrair eleitores de imediato. Em 1928, o Partido obteve apenas 3% dos votos nacionais nas eleições para o parlamento alemão.

Entretanto, a partir de 1930, o partido começou a ganhar mais votos. Em grande parte, seu sucesso foi o resultado da crise econômica e política na Alemanha.

Como era a situação econômica e política na Alemanha no começo da década de 1930?

No início dos anos 30, a Alemanha estava passando por uma crise econômica e política.

No outono de 1929, o mundo todo sofreu com a crise econômica que ficou conhecida como a “Grande Depressão”. Milhões de alemães perderam seus empregos. O desemprego, a fome, a pobreza e a falta de moradias se tornaram problemas sérios na Alemanha no início da década de 1930.

O governo alemão de então não foi capaz de resolver os problemas causados pela Grande Depressão pois a Alemanha estava dividida politicamente. Em função disso, aprovação de novas leis era quase que impossível devido às discordâncias dos membros do parlamento alemão. Muitos alemães perderam a fé na habilidade de seus líderes governarem.

Grupos políticos radicais, como o Partido Nazista e o Partido Comunista, passaram a ter mais destaque. Eles se aproveitaram do caos econômico e político da época. Ambos fizeram campanhas para atrair alemães que estavam cansados daquele impasse político.

Como Adolf Hitler e o Partido Nazista atraíram eleitores no início da década de 1930?

A Alemanha realizou eleições parlamentares em setembro de 1930, quando já havia se passado quase um ano da Grande Depressão. Os nazistas obtiveram 18% dos votos, e isso chocou alguns alemães, especialmente aqueles que reconheciam os nazistas como um movimento político extremista e periférico.

Adolf Hitler e os nazistas conquistaram seguidores ao prometer a criação de uma Alemanha forte. Os nazistas prometiam:

  • restabelecer a economia e gerar empregos;
  • recuperar o status de grande potência europeia (e até mundial) da Alemanha;
  • reconquistar territórios que a Alemanha havia perdido com sua derrota na  Primeira Guerra Mundial;
  • criar um governo alemão forte e autoritário;
  • e unificar os alemães seguindo linhas raciais e étnicas.

Os nazistas se aproveitaram das esperanças, dos medos e dos preconceitos, já existentes dentre a população, e criaram bodes expiatórios. Eles utilizaram  alegações falsas de que os judeus e os comunistas eram os grandes responsáveis pelos problemas da Alemanha. Esta alegação, na verdade, simplesmente já fazia parte de sua ideologia antissemita e racista.

Como Adolf Hitler chegou ao poder em 1933?

Os nazistas continuaram angariando eleitores no início dos anos 30. Nas eleições parlamentares de julho de 1932, eles obtiveram 37% dos votos, mais votos que qualquer outro partido havia recebido. Em novembro de 1932, a parcela de votos dos nazistas caiu para 33% mas, mesmo assim, esta porcentagem ainda era maior que a obtida por outros partidos.

Devido aos sucessos eleitorais do Partido Nazista, seus filiados tiveram grande influência nas escolhas políticas do governo alemão. Hitler e os nazistas se recusaram a trabalhar em conjunto com outros partidos políticos. Hitler exigiu ser nomeado chanceler. Inicialmente, o presidente alemão, Paul von Hindenburg, resistiu a este pedido mas acabou cedendo, nomeando-o como chanceler da Alemanha no dia 30 de janeiro de 1933.

Tal feito foi o resultado de um acordo político. Alguns políticos conservadores convenceram o presidente Hindenburg a fazer a nomeação, pois eles queriam direcionar a popularidade do Partido Nazista para seus próprios interesses. Acreditaram, erroneamente, que conseguiriam controlar Hitler.

Ao ser nomeado chanceler, em janeiro de 1933, Hitler não se tornou ditador de imediato. Quando ainda era chanceler, a constituição democrática da Alemanha ainda estava em vigor, mas ele transformou a Alemanha ao manipular o sistema político democrático. Hitler e outros líderes nazistas usaram leis existentes para destruir a democracia alemã e criar uma ditadura.

Em agosto de 1934, o presidente Hindenburg morreu. Hitler se proclamou Führer (líder) da Alemanha. Daquele momento em diante, Hitler passou a ser o ditador da Alemanha.

Hitler Sobe ao Poder

Datas importantes

28 de junho de 1919
O Tratado de Versalhes
A Alemanha capitulou na Primeira Guerra Mundial em novembro de 1918. Os alemães ficam chocados e horrorizados. Muitas pessoas, incluindo Adolf Hitler, se recusavam a acreditar que a derrota fosse real, e acusaram falsamente os judeus e os comunistas pela derrota alemã.

O choque se tornou ainda mais forte em junho de 1919, quando a Alemanha foi  forçada a assinar o Tratado de Versalhes. No Tratado, a Alemanha teve que assumir a responsabilidade por haver iniciado a guerra. Muitos alemães acharam que os termos do Tratado eram por demais rigorosos. A Alemanha precisou pagar quantias enormes pelos danos causados na guerra (reparações de guerra). Além disso, de acordo com o Tratado, o exército alemão ficou limitado a ter 100 mil soldados. Por fim, a Alemanha teve que transferir territórios para seus vizinhos. O Partido Nazista tornou a anulação do Tratado de Versalhes uma parte crucial da sua plataforma política, e muitos alemães aceitaram a promessa nazista.

8 e 9 de novembro de 1923
O Putsch [Golpe] da Cervejaria
No início da década de 1920, o Partido Nazista era um grupo extremista pequeno na Alemanha, mas que já almejava tomar o poder à força. Entre 8-9 de novembro de 1923, Adolf Hitler e o Partido Nazista tentaram derrubar o governo do Estado da Baviera, iniciando a revolta em uma cervejaria na cidade de Munique. Os conspiradores esperavam marchar sobre Berlim, mas fracassaram completamente. A polícia de Munique matou mais de uma dúzia dos apoiadores de Hitler, o qual foi preso juntamente com outros de seus apoiadores, sendo julgado e condenado por traição. Essa tentativa de golpe-de-Estado ficou conhecida como o “Putsch da Cervejaria”.

O  fracasso do Putsch da Cervejaria encorajou os líderes nazistas a mudarem sua estratégia. Em vez de usar a força, os nazistas se concentraram em tentar vencer as eleições.

24 a 29 de outubro de 1929
Quebra da bolsa-de-valores em Nova Iorque
A quebra da bolsa de valores em Nova Iorque desencadeou uma crise econômica mundial, a qual ficou conhecida como a Grande Depressão. No final da década de 1920, a economia estadunidense e alemã haviam se tornado extremamente interligadas, como resultado direto das negociações financeiras relacionadas aos pagamentos de reparações pelos danos causados pelos alemães na Primeira Guerra Mundial. Assim, a quebra da bolsa-de-valores impactou a Alemanha quase que da noite para o dia. Na Alemanha, aproximadamente seis milhões de pessoas ficaram desempregadas em junho de 1932. Tais condições econômicas tornaram as promessas nazistas muito atraentes para grande parte do eleitorado alemão.