Shattered storefront of a Jewish-owned shop destroyed during Kristallnacht (the "Night of Broken Glass").

A Noite dos Vidros Quebrados (Kristallnacht)

O regime nazista organizou uma onda de violência antissemita na Alemanha a ser desencadeada na noite entre os dias 9 e 10 de novembro de 1938. Tal evento ficou conhecido como Kristallnacht, a “Noite dos Cristais” ou “A Noite dos Vidros Quebrados”, devido aos cacos das portas e vitrines de lojas espalhados pelas ruas após aquela onda de violência.

O ataque deveria parecer um surto de ódio não planejado contra os judeus mas, na verdade, foi um ato coordenado por líderes nazistas, com o apoio ativo de Adolf Hitler. Na noite de 9 de novembro, os líderes nazistas ordenaram que os membros de órgãos paramilitares do Partido Nazista (as SS, as SA e a Juventude Hitlerista) atacassem as comunidades judaicas.

Nas horas e nos dias seguintes, grupos nazistas trouxeram de forma sistemática o caos à vida judaica na Alemanha: eles queimaram centenas de sinagogas; vandalizaram milhares de estabelecimentos de propriedade judaica, quebrando os vidros das portas e das vitrines de suas lojas; e também danificando residências e cemitérios judaicos. Além disso, os líderes nazistas ordenaram à polícia e aos bombeiros para que ignorassem os ataques. Assim, as forças policiais não protegeram os judeus ou suas propriedades e os bombeiros não apagaram os incêndios nas sinagogas. Como consequência, centenas de judeus morreram durante a Noite dos Vidros Quebrados (Kristallnacht) e no período que se seguiu à sua execução.

Na manhã seguinte, o regime nazista ordenou à polícia que prendesse cerca de 30 mil judeus alemães do sexo masculino, mesmo que aqueles homens não houvessem cometido crime algum. A polícia os prendeu simplesmente porque eles eram eram israelitas, e os enviaram para campos de concentração, tais como Dachau e Buchenwald. As prisões chocaram e aterrorizaram as famílias e as comunidades judaicas. As autoridades nazistas posteriormente liberaram muitos desses homens, caso as famílias pudessem comprovar que tinham planos para sair da Alemanha; os demais morreram naqueles campos.

A Noite dos Vidros Quebrados foi um momento decisivo para os judeus da Alemanha. Após o acontecido, muitos israelitas concluíram que não haveria futuro para eles na Alemanha nazista.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.

Glossário