Filme

Os alemães bombardeiam Coventry, Inglaterra

Na noite de 14 para 15 de novembro de 1940, cerca de 500 bombardeiros alemães atacaram a cidade industrial de Coventry, na região central da Inglaterra. Os aviões nazistas atiraram 150.000 bombas incendiárias e mais de 500 toneladas de poderosos explosivos. O ataque aéreo destruiu uma grande parte da área central da cidade, incluindo doze fábricas de armamentos e a histórica Catedral de São Miguel [Saint Michael]. Estas imagens mostram cenas logo após os ataques. Para o povo inglês, o bombardeio de Coventry tornou-se o símbolo da brutalidade da guerra aérea.

Transcrição

Ontem, esta era a bela e histórica cidade de Coventry. Agora, ápós uma noite repleta de flamas de terror, sobrou apenas esta imagem estarrecedora de devastação. Uma cidade destruída pela fúria insensata de uma guerra absoluta. Obviamente, os nazistas abandonaram a pretensão de dizer que bombardeam somente alvos militares. O ataque lançou setenta mil bombas incendiárias sobre a cidade, de forma indiscriminada, espalhando a morte pelas ruas e casas. Ônibus queimados estão caídos no caminho que Lady Godiva percorreu no passado para salvar o seu povo. Hoje, somente o macabro anjo da morte cavalga por Coventry, ceifando milhares de vítimas. A estrutura queimada e uma torre bombardeada apontando para os céus como um dedo acusador é tudo que resta da mundialmente famosa Catedral de Saint Michael. O que restou da obra-prima do século 15, da arquitetura gótica, é uma massa de entulho irreconhecível, numa acusação silenciosa da selvageria moderna. [Esta é a] civilização no Ano de Nosso Senhor, 1940. Em meio a esta desolação, recebemos o Rei George, que trouxe compaixão e inspiração para uma comunidade ferida. Apesar da perda de suas casas e de pessoas amadas, os corajosos cidadãos mostram ao seu rei que Coventry, como Londres, conseguirá superar tudo isto.


  • UCLA Film and Television Archive
Ver detalhes arquivísticos

Dividir

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.