Assim que chegavam a Auschwitz, as vítimas eram forçadas a entregar seus pertences aos nazistas. Como parte da rotina do campo, aqueles objetos eram embalados e enviados para a Alemanha para serem distribuídos entre os cidadãos alemães ou utilizados pelas indústrias daquele país. Auschwitz foi libertado em janeiro de 1945. Esta filmagem, feita por militares soviéticos [que libertaram o campo], mostra civís e soldados soviéticos examinando pertences de pessoas que haviam sido deportadas para aquele campo de extermínio.
Antes de assassinarem as mulheres, os nazistas cortavam seus cabelos. Quilos de cabelos eram colocados em sacos de vinte quilos, vinte e dois quilos, e eram matéria-prima para as fábricas alemãs. Sete mil quilos de cabelo equivaliam a 140.000 mulheres mortas. Os fascistas usavam a morte como a moeda de seus negócios. Eles faziam fertilizantes com ossos humanos e os enviavam para a empresa Strenn. Eles vendiam o cabelo para empresas estatais do ramo de estofamento. Em outra área daquele mesmo setor, aqueles ladrões arrancavam os dentes da boca dos mortos para pegarem obturações de ouro. Todos aqueles objetos ocupavam o espaço de 35 depósitos. Este mostrado aqui contém óculos. Mesmo se um em cada dez prisioneiros usasse óculos, imaginem quantos tiveram que ser mortos para chegar a tal quantidade? Roupas e roupas íntimas dos mortos. Quem na Alemanha estaria usando as roupas dos bebês assassinados? Este volume de roupas, este vestidinho, 514.843 peças de roupa masculina, feminina e infantil.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.