Abraham Bergman

Abraham Bergman

Data de Nascimento: 15 de junho de 1924

Krasnik, Polônia

Abraham nasceu no seio de uma família judia em Krasnik, cidade situada no distrito polonês de Lublin. Aquela área urbana possuía uma grande população judaica. O pai de Abraham era alfaiate. Quando Abraham tinha apenas dois anos de idade sua mãe faleceu, e ele então foi criado por sua avó. Aos sete anos Abraham ingressou em uma escola pública.

1933-39: “Eu gostava da escola, mas era muito difícil. Frequentemente as crianças cristãs gritavam para nós judeus: "Vocês mataram nosso Deus." Houve um ano em que, na véspera do Natal, algumas delas levaram escondidas cordas amarradas a pesos de ferro. Elas aguardaram até o fim da aula para que o professor não ficasse sabendo, e então espancaram os meninos e meninas judeus. Muitos de nós voltamos para casa cobertos de sangue. Em 1938 conclui meus estudos na escola pública. Os invasores alemães chegaram a Krasnik em setembro de 1939.

1940-45: “Em 1942, fui deportado para os campos de Budzyn, Majdanek e Auschwitz, na Polônia, e posteriormente para os campos de Oranienburg e Flossenbürg, na Alemanha. Na primavera de 1945, eu fui uma das 500 pessoas levadas [para executar trabalho escravo] em uma fazenda na Bavária. Um dia, apenas três guardas das SS policiavam trinta de nós, prisioneiros. Quando um dos guardas foi até a cozinha e um outro levou alguns homens para buscar comida, aproveitei a oportunidade e joguei-me contra a porteira da fazenda, embrenhado-me pela mata. Ao som dos disparos de tiros, joguei-me ao chão. Dois outros fugitivos tombaram ao meu lado. Chegamos ao vilarejo de Gern no mesmo momento em que apareceram dois tanques norte-americanos”.

Após a Guerra, Abraham ainda morou na Bavária por três anos. Em 1949 ele imigrou para o Canadá, e em 1959 mudou-se para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.