Abraham Soep

Abraham Soep

Data de Nascimento: 17 de abril de 1892

Amsterdã, Holanda

Abraham, conhecido como "Bram," era filho de um casal judeu religioso que vivia na cidade de Amsterdã. Após terminar o segundo grau, Bram começou a trabalhar no ramo de diamantes com seu pai. Em 1924, ele e sua esposa, Tonie, já tinham três filhos. Bram foi presidente da comunidade judaica de Amsterdã.

1933-39: Os Soeps possuíam uma casa espaçosa e confortável. Bram e sua esposa costumavam fazer viagens ao exterior e, nos períodos de verão, alugavam uma casa na praia, na cidade de Zandvoort. Em 1937, o filho de Bram, Benno, juntou-se a ele no negócio de diamantes.

1940-44: Os alemães ocuparam a Holanda em 1940. No ano seguinte, Abraham foi designado para servir no conselho judeu-holandês, criado e imposto pelos nazistas. Os Soeps foram deportados em 1944, e por fim enviados ao campo de Bergen-Belsen, onde os alemães esperavam que o conhecimento de Abraham os auxiliasse a montar uma fábrica de diamantes. Com o fracasso do plano, os trabalhadores do ramo de diamantes foram deportados para os campos de extermínio. Apenas os Soeps e outra família foram mantidos vivos, na eventualidade dos alemães ainda necessitarem de suas conexões comerciais.

Com o avanço dos soviéticos, Bram e os demais prisioneiros foram colocados em trens que seguiam rumo ao oeste europeu. Em abril de 1945, durante aquela viagem, ele e os demais prisioneiros foram libertados por tropas norte-americanas.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.