Barbara Kertesz Nemeth

Barbara Kertesz Nemeth

Data de Nascimento: 2 de março de 1911

Hodmezovasarhely, Hungria

Barbara e sua irmã mais nova, Alice, nasceram no seio de uma família judia na cidade de Hodmezovasarhely, na região sudeste da Hungria. Ao se tornar adulta, Barbara casou-se com Desider Nemeth, um dentista, e o casal fixou residência na em Szentes, próxima da cidade de Szeged.

1933-39: Em 1932, minha filha Maria nasceu. Eu estava ocupada tentando encontrar uma casa adequada para nós, a qual também pudesse funcionar como consultório para o meu marido. Eu fazia muito trabalho voluntário. Acolhi uma jovem austríaca, que morava conosco e nos ajudava a aperfeiçoar o nosso alemão.

1940-44: Faziam cinco meses que as tropas alemãs haviam ocupado a Hungria, em março de 1944. Minha família e eu estávamos dentre os milhares de judeus deportados para um gueto provisório no campo esportivo Rokus e nas olarias de Szeged. A maioria das pessoas que lá estavam eram crianças, idosos ou mulheres cujos maridos haviam sido recrutados à força para as brigadas de trabalho escravo do exército. Após um mês, fomos enviados de trem, passando pelo campo de trabalho forçado de Strasshof, para um campo de trabalho forçado no vilarejo agrícola de Goestling an der Ybbs, na região leste da Áustria.

Em abril de 1945, em Goestling an der Ybbs, Barbara e sua família foram assassinados a tiros pelos soldados das SS em fuga, poucos dias antes das forças norte-americanas alcançarem aquela região. Barbara tinha 34 anos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.