Chaim Engel

Chaim Engel

Data de Nascimento: 1916

Brudzew, Polônia

A família de Chaim veio de uma cidade pequena onde o seu pai possuía uma loja de tecidos. Quando houve um massacre anti-semita na cidade de Brudzew, os Engels mudaram-se para a cidade industrial de Lodz. Chaim tinha então 5 anos de idade. Em Lodz ele freqüentou uma escola judaica que também oferecia educação laica. Depois de terminar o primário, Chaim foi trabalhar na fábrica de tecidos do tio.

1933-39: A nossa vizinhança em Lodz era predominantemente judaica e, sendo assim, a maioria dos meus amigos era composta por judeus. Na juventude iniciei o serviço militar compulsório, e em 1° de setembro de 1939, apenas duas semanas antes da dar baixa do exército, os alemães invadiram a Polônia. Após algumas semanas fui capturado como prisioneiro de guerra. Um dos soldados alemães que me prenderam descobriu que eu era judeu, mas não me matou. Fui levado para a Alemanha como trabalhador escravo.

1940-44: Em março de 1940, todos os judeus prisioneiros de guerra foram reenviados para aPolônia. No verão de 1942 fui deportado para o campo de extermínio de Sobibór. Em outubro de 1943 um pequeno grupo de prisioneiros se revoltou. Eu apunhalei e matei o nosso supervisor e a cada golpe, eu gritava: “Isto é pelo meu pai, pela minha mãe, por todos os judeus que você matou". A faca escorregou da minha mão e me cortou, cobrindo-me de sangue. O caos tomou conta de todos; muitos prisioneiros escaparam pelo portão principal. Alguns pisaram em minas terrestres, outros desistiram e simplesmente não correram para lado algum. Peguei a mão de minha namorada e fugimos pela floresta.

Chaim escondeu-se em uma floresta polonesa com sua namorada, Selma, até o fim da Guerra, e posteriormente casaram-se e viveram na Europa e em Israel. Os Engels migraram para os Estados Unidos em 1957.