Chaim Engel

Chaim Engel

Data de Nascimento: 1916

Brudzew, Polônia

A família de Chaim veio de uma cidade pequena onde o seu pai possuía uma loja de tecidos. Quando houve um massacre anti-semita na cidade de Brudzew, os Engels mudaram-se para a cidade industrial de Lodz. Chaim tinha então 5 anos de idade. Em Lodz ele freqüentou uma escola judaica que também oferecia educação laica. Depois de terminar o primário, Chaim foi trabalhar na fábrica de tecidos do tio.

1933-39: A nossa vizinhança em Lodz era predominantemente judaica e, sendo assim, a maioria dos meus amigos era composta por judeus. Na juventude iniciei o serviço militar compulsório, e em 1° de setembro de 1939, apenas duas semanas antes da dar baixa do exército, os alemães invadiram a Polônia. Após algumas semanas fui capturado como prisioneiro de guerra. Um dos soldados alemães que me prenderam descobriu que eu era judeu, mas não me matou. Fui levado para a Alemanha como trabalhador escravo.

1940-44: Em março de 1940, todos os judeus prisioneiros de guerra foram reenviados para aPolônia. No verão de 1942 fui deportado para o campo de extermínio de Sobibór. Em outubro de 1943 um pequeno grupo de prisioneiros se revoltou. Eu apunhalei e matei o nosso supervisor e a cada golpe, eu gritava: “Isto é pelo meu pai, pela minha mãe, por todos os judeus que você matou". A faca escorregou da minha mão e me cortou, cobrindo-me de sangue. O caos tomou conta de todos; muitos prisioneiros escaparam pelo portão principal. Alguns pisaram em minas terrestres, outros desistiram e simplesmente não correram para lado algum. Peguei a mão de minha namorada e fugimos pela floresta.

Chaim escondeu-se em uma floresta polonesa com sua namorada, Selma, até o fim da Guerra, e posteriormente casaram-se e viveram na Europa e em Israel. Os Engels migraram para os Estados Unidos em 1957.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.