Chaya Medalion
Data de Nascimento: 1915
Kozienice, Polônia
Chaya, seu irmão e duas irmãs cresceram no seio de uma família judia religiosa, que falava o ídische, na cidade de Kozienice, localizada na região centro-leste da Polônia, perto de uma grande floresta de bétulas. Quando criança, Chaya aprendeu hebraico. Ela frequentou escolas públicas polonesas e se graduou aos 14 anos. Seu pai era dono de uma fábrica que produzia calçados feitos à mão.
1933-39: Chaya participava ativamente do movimento sionista, através do qual conheceu seu namorado, Lewek Szabasson. Chaya e Lewek passeavam na alameda principal de Kozienice, que ficava no cruzamento das ruas Lubelska e Radomska. Eles pretendiam se casar, mas seus planos foram interrompidos quando os alemães ocuparam Kozienice, em setembro de 1939. Mais tarde, naquele mesmo ano, os nazistas estabeleceram um gueto em Kozienice.
1940-44: Nos primeiros dias no gueto, os moradores ainda conseguiram contrabandear comida e mercadorias subornando os guardas mas, após o primeiro ano, os alemães começaram a restringir a movimentação de entrada e saída de pessoas e não havia mais como trazer alimentos. Em 1942, Chaya foi deportada do gueto de Kozienice para o campo de trabalho escravo de Wolanow, perto de Kielce, na Polônia. Depois de uma semana, Chaya foi novamente deportada, dessa vez para o vizinho campo de Skarzysko, onde contraiu tifo.
Chaya morreu de tifo, em 1942, em Skarzysko, aos 27 anos de idade.