David Birnbaum

David Birnbaum

Data de Nascimento: 1918

Radom, Polônia

David, conhecido como Dudek por sua família e amigos, era originário de Radom, cidade polonesa com uma grande população judaica. A família de David participava das atividades sionistas locais, e David frequentava uma escola religiosa judaica às tardes, após retornar da escola pública matinal. Seu pai era proprietário de uma destilaria.

1933-39: Os alemães invadiram a Polônia no dia 1º de setembro de 1939, e Radom foi ocupada em 8 de setembro de 1939. Os alemães começaram a arrebanhar os homens judeus para trabalho escravo, mas a família Birnbaum acreditava que talvez pudesse ser poupada caso seus membros possuíssem conhecimentos profissionais de interesse para os nazistas. David e seus dois irmãos foram rapidamente treinados por seu cunhado, um eletricista.

1940-44: No verão de 1940, milhares de rapazes de Radom foram deportados para campos de trabalho forçado próximos à fronteira soviética. David foi parar no campo de Wolanow, onde suas habilidades o ajudaram a ser designado contramestre de obras. Nos quatro anos seguintes, David foi deportado para diversos outros campos de trabalho forçado e concentração. Graças à sua habilidade como eletricista, sobreviveu a todos eles.

Com o fim da Guerra, David emigrou para os Estados Unidos. Ele morreu em um acidente de carro em 1969.