Emma Freund

Emma Freund

Data de Nascimento: 14 de outubro de 1893

Kippenheim bei Lahr, Alemanha

A segunda mais velha de seis filhos, Emma foi criada por pais judeus religiosos em uma pequena cidade no sudoeste da Alemanha. Após a Primeira Guerra Mundial, eles se estabeleceram na cidade industrial de Mannheim. Lá ela teve dois filhos, um menino em 1924 e uma menina em 1930. Emma auxiliava seu marido nos negócios.

1933-39: Após os nazistas chegarem ao poder, o marido de Emma teve sua empresa tomada. Sua irmã Linnchen conseguiu emigrar para a África do Sul, e os nazistas deportaram seu irmão Arthur para Dachau. Quando os nazistas incendiaram a sinagoga local e a escola judaica durante a Kristallnacht [a Noite dos Cristais], em novembro de 1938, Emma e seu marido decidiram enviar seu filho de 14 anos para a Grã Bretanha. Eles permaneceram na cidade pois seu marido acreditava que os nazistas não lhes fariam mais mal do que já haviam feito.

1940-42: Em 22 de outubro de 1940, os Freunds receberam uma ordem para se preparar para deixar Mannheim e irem para um local próximo à da estação de trem. Eles desobedeceram e fugiram, tentando se esconder com uma família judia que vivia fora de Mannheim, mas foram descobertos. A família foi deportada para Gurs, um campo no sul da França. Emma e sua filha foram separadas de seu marido e levadas para outro campo, o Rivesaltes. Emma ficou doente, mas ficou aliviada quando uma sociedade de assistência a crianças judias conseguiu retirar sua filha do campo.

Emma foi transferida para o campo transitório de Drancy em agosto de 1942. Ela foi deportada para Auschwitz no dia 14 de agosto e foi envenenada nas câmaras de gás logo ao chegar. Ela tinha 48 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.