Eugeniusz Rozenblum

Eugeniusz Rozenblum

Data de Nascimento: 16 de outubro de 1923

Lodz, Polônia

Em 1922, os pais de Eugeniusz casaram-se na União Soviética, onde seu pai era dono de uma tecelagem. Temendo serem presos pelos soviéticos por serem "burgueses", os pais de Eugeniusz fugiram para a Polônia e lá ele nasceu.

1933-39: “Eu estava no segundo grau e me preparava para ingressar em uma universidade, ou na Polônia ou na Universidade Hebraica na [area britânica denominada] Palestina. Em setembro de 1939, a ocupação alemã de Lodz interrompeu meus estudos. Um mês após a ocupação, um soldado alemão veio até nossa porta e tentou roubar algumas jóias. Meu cachorro, um dinamarquês de nome Rex, quis avançar, mas eu o segurei. O soldado ameaçou nos processar, porém nós o convencemos a não fazê-lo. Ele então atirou em Rex, bem em frente dos meus olhos”.

1940-44: “Em 1940, os judeus de Lodz foram levados a força para um gueto. Meus pais morreram lá. Aos 20 anos de idade, eu estava sozinho, sem família. Em 1944, fui levado do gueto, junto a outros judeus, e jogado em um vagão ferroviário para transporte de gado. Após vários dias, chegamos a Auschwitz. Duas semanas depois, enviaram-me para o campo de Dachau, onde contraí septicemia [envenenamento do sangue]. Um médico disse que teria que amputar meus dedos dos pés mas, poucos antes dele iniciar a operação, pulei da mesa e sai correndo. Na corrida, tropecei em uma pedra grande e, por sorte, o corte fez com que o pus nos meus pés drenasse, e eu me curei”.

Após o final da Guerra, Eugeniusz emigrou para os Estados Unidos. Ele foi o único sobrevivente dentre as setenta pessoas que compunham sua família.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.