Eugeniusz Rozenblum
Data de Nascimento: 16 de outubro de 1923
Lodz, Polônia
Em 1922, os pais de Eugeniusz casaram-se na União Soviética, onde seu pai era dono de uma tecelagem. Temendo serem presos pelos soviéticos por serem "burgueses", os pais de Eugeniusz fugiram para a Polônia e lá ele nasceu.
1933-39: “Eu estava no segundo grau e me preparava para ingressar em uma universidade, ou na Polônia ou na Universidade Hebraica na [area britânica denominada] Palestina. Em setembro de 1939, a ocupação alemã de Lodz interrompeu meus estudos. Um mês após a ocupação, um soldado alemão veio até nossa porta e tentou roubar algumas jóias. Meu cachorro, um dinamarquês de nome Rex, quis avançar, mas eu o segurei. O soldado ameaçou nos processar, porém nós o convencemos a não fazê-lo. Ele então atirou em Rex, bem em frente dos meus olhos”.
1940-44: “Em 1940, os judeus de Lodz foram levados a força para um gueto. Meus pais morreram lá. Aos 20 anos de idade, eu estava sozinho, sem família. Em 1944, fui levado do gueto, junto a outros judeus, e jogado em um vagão ferroviário para transporte de gado. Após vários dias, chegamos a Auschwitz. Duas semanas depois, enviaram-me para o campo de Dachau, onde contraí septicemia [envenenamento do sangue]. Um médico disse que teria que amputar meus dedos dos pés mas, poucos antes dele iniciar a operação, pulei da mesa e sai correndo. Na corrida, tropecei em uma pedra grande e, por sorte, o corte fez com que o pus nos meus pés drenasse, e eu me curei”.
Após o final da Guerra, Eugeniusz emigrou para os Estados Unidos. Ele foi o único sobrevivente dentre as setenta pessoas que compunham sua família.