Gabrielle Weidner

Gabrielle Weidner

Data de Nascimento: 17 de agosto de 1914

Bruxelas, Bélgica

Gabrielle era a segunda dos quatro filhos de um casal holandês. Seu pai era pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ela cresceu em Collonges, na França, perto da fronteira com a Suíça, onde seu pai era o líder religioso adventista local. Gabrielle foi batizada aos 16 anos de idade, seguindo os preceitos adventistas. Ela estudou em uma escola de ensino médio em Londres, Inglaterra.

1933-39: Gabrielle tornou-se cada vez mais participante das atividades da Igreja Adventista, e acabou por se tornar secretária da Aliança Franco-Belga na sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Paris. Suas viagens a estudo pela Europa ocidental e seu conhecimento de idiomas estrangeiros foram importantes para o desenvolvimento do seu trabalho. No dia 3 de setembro de 1939, dois dias após a Alemanha invadir a Polônia, a França declarou guerra ao país nazista.

1940-44: As forças alemãs invadiram a França em maio de 1940, e Gabrielle fugiu para o sul daquele país. Após a assinatura do armistício [entre franceses e alemães], Gabrielle retornou a Paris e continuou a trabalhar para sua igreja. No dia 26 de fevereiro de 1944, um sábado, a Gestapo a prendeu durante a celebração religiosa que a Igreja realizava às 10 horas. Juntamente com outros 140 membros da rede "Holanda-Paris", a qual auxiliava judeus holandeses e refugiados políticos, Gabrielle foi denunciada por um colega que os delatou sob tortura. Em 24 de agosto, Gabrielle foi deportada da prisão de Fresnes, em Paris, para o campo de Ravensbrueck, na Alemanha.

No dia 17 de fevereiro de 1945, Gabrielle morreu de desnutrição em Koenigsberg, um subcampo de Ravensbrueck, dias após haver sido libertada pelas tropas soviéticas [mesmo livre, seu organismo não resisistiu à prolongada falta de alimentos lhe imposta pelos nazistas].

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.