Hacia Rivkina

Hacia Rivkina

Data de Nascimento: 1923

Minsk, Bielorússia

Hacia era a mais velha das três filhas de uma família judia de Minsk, capital da Bielorrússia. Antes da Segunda Guerra Mundial, mais de um terço da população da cidade era composta por judeus. O pai de Hacia trabalhava em uma fábrica estatal que produzia móveis, trabalho também exercido por vários de seus familiares. Hacia frequentou escolas públicas soviéticas no final da década de 1920 e início da década de 1930.

1933-39: A casa da família Rivkina ficava no centro de Minsk, na rua Novomesnitskaya. Hacia era uma cantora talentosa, conhecida como a melhor das redondezas. Quando jovem, ela fazia parte dos Jovens Pioneiros, uma organização juvenil soviética. No final da década de 1930, Minsk estava repleta de refugiados poloneses que haviam fugido da invasão alemã na Polônia.

1940-43: Os invasores alemães chegaram a Minsk no dia 27 de junho de 1941. A casa onde vivia a família de Hacia foi bombardeada no dia seguinte, e a família teve que viver nas ruas até ser forçada a ir para o gueto de Minsk, no mês de agosto. No dia 7 de novembro, aniversário da Revolução Russa, durante uma caçada aos judeus feita pelos alemães, Hacia e sua família se esconderam no minúsculo apartamento onde viviam no gueto . Sair significava correr o risco de ser deportado ou morto. Esperar era angustiante. Eles tinham certeza que os alemães chegariam a qualquer momento. Para acalmar a família, o pai de Hacia contava a elas passagens da história judaica.

Embora tenha escapado da deportação em 1941, dois anos mais tarde a família de Hacia foi deportada. Berta, irmã de Hacia, conseguiu fugir do gueto, mas nunca mais se teve notícias dos outros membros de sua família.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.