Heinz Rosenberg

Heinz Rosenberg

Data de Nascimento: 15 de setembro de 1921

Goettingen, Alemanha

Heinz era o mais novo dos três filhos de uma família judia que vivia na cidade universitária de Goettingen, na Alemanha. Sei pai era dono de uma fábrica têxtil que fabricava linho, a qual estava sob a posse da família desde que seu avô a havia fundado. Goettingen tinha uma população judaica pequena e apenas uma sinagoga. Heinz frequentava uma escola pública na cidade.

1933-39: Em 1933, os nazistas assumiram o poder na Alemanha. No ano seguinte, nossa fábrica foi desapropriada. Três homens das SA vieram até nossa casa, e um oficial nazista colocou sua arma sobre nossa mesa, informando calmamente a meu pai que se não saíssemos em uma semana "vocês e os seus móveis serão jogados pela janela". Dentro de um mês nós nos mudamos para Hamburgo mas, como os decretos nazistas me proibiam de estudar por ser judeu, fui forçado a efetuar vários trabalhos ao mesmo tempo, além do que os nazistas me obrigaram a efetuar trabalho escravo para eles.

1940-44: Em 1941, juntamente com minha família, fui obrigado a assinar um documento afirmando que, por ser judeu, eu estava sendo deportado como "inimigo do estado". Disseram-nos que iríamos trabalhar no leste [europeu]. Muitos de nós achávamos que aquilo não poderia ser tão terrível assim e que, em breve, poderíamos retornar para nossas casas. Embarcamos em um trem e após quatro dias chegamos a Minsk, na União Soviética. Ao sair do trem, vi guardas alemães jogando pedaços de pão para dentro de vagões de transporte de gado que estavam cheios de prisioneiros de guerra soviéticos. Enquanto os homens famintos brigavam pela comida, os guardas alemães atiravam neles. Percebi, então, que nunca mais retornaria ao meu lar.

Heinz ficou preso no gueto de Minsk até 1943. Nos dois anos seguintes, ele foi enviado a onze diferentes campos nazistas para trabahar. Ele foi um dos poucos sobreviventes das dezenas de milhares de pessoas que viviam do gueto de Minsk.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.