Helene Herta Katz Wohlfarth

Helene Herta Katz Wohlfarth

Data de Nascimento: 14 de abril de 1909

Offenbach, Alemanha

Helene, também conhecida como Herte, era filha de um casal de judeus que vivia em uma cidade às margens do rio Main, próxima a Frankfurt. Seu pai era russo e sua mãe alemã. Seu pai havia emigrado da Rússia para a Alemanha em 1890, e sua mãe havia automaticamente assumido a cidadania russa ao se casar. Em 1914, a Rússia e a Alemanha entraram em guerra, e os russos residentes na Alemanha passaram a ser considerados "inimigos estrangeiros".

1933-39: Em 1933, Herta se casou com Siegfried Wohlfarth [cidadão alemão] e assim pôde deixar de ser uma pessoa "apátrida" para assumir a cidadania alemã. Os nazistas estavam no poder e Siegfried havia sido demitido de seu trabalho por ser judeu. Uma vez obtida a cidadania, ela pôde obter um passaporte alemão e eles conseguiram deixar a Alemanha. Em 1934, o casal partiu para Amsterdã Naquela cidade, Herta teve uma menina, Doris, e em 1937 passou a trabalhar como decoradora de interiores.

1940-44: Os alemães ocuparam a Holanda em maio de 1940. Quando os Wohlfarths receberam uma ordem para se apresentar na estação de trem a 1:30 horas da manhã, do dia 15 de julho de 1942, para serem levados pelos nazistas, Siegfried e Helena decidiram se esconder. Durante todo o ano anterior, eles haviam se preparado para aquele momento doloroso evitando beijar ou abraçar sua filha para que ela não sentisse sua falta caso tivessem que deixa-la escondida e protegida por amigos cristãos. Ajudados pela resistência holandesa [partisans], Helene e Siegfried esconderam-se em diversos locais, até que no 25 de agosto de 1944 ambos foram presos pelos nazistas.

Herta sobreviveu à deportação para Auschwitz, e no dia 9 de maio de 1945 foi liberta do campo de trabalhos escravos de Kratzau por tropas russas. Ela e sua filha emigraram para os Estados Unidos em 1947.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.