Helene Herta Katz Wohlfarth
Data de Nascimento: 14 de abril de 1909
Offenbach, Alemanha
Helene, também conhecida como Herte, era filha de um casal de judeus que vivia em uma cidade às margens do rio Main, próxima a Frankfurt. Seu pai era russo e sua mãe alemã. Seu pai havia emigrado da Rússia para a Alemanha em 1890, e sua mãe havia automaticamente assumido a cidadania russa ao se casar. Em 1914, a Rússia e a Alemanha entraram em guerra, e os russos residentes na Alemanha passaram a ser considerados "inimigos estrangeiros".
1933-39: Em 1933, Herta se casou com Siegfried Wohlfarth [cidadão alemão] e assim pôde deixar de ser uma pessoa "apátrida" para assumir a cidadania alemã. Os nazistas estavam no poder e Siegfried havia sido demitido de seu trabalho por ser judeu. Uma vez obtida a cidadania, ela pôde obter um passaporte alemão e eles conseguiram deixar a Alemanha. Em 1934, o casal partiu para Amsterdã Naquela cidade, Herta teve uma menina, Doris, e em 1937 passou a trabalhar como decoradora de interiores.
1940-44: Os alemães ocuparam a Holanda em maio de 1940. Quando os Wohlfarths receberam uma ordem para se apresentar na estação de trem a 1:30 horas da manhã, do dia 15 de julho de 1942, para serem levados pelos nazistas, Siegfried e Helena decidiram se esconder. Durante todo o ano anterior, eles haviam se preparado para aquele momento doloroso evitando beijar ou abraçar sua filha para que ela não sentisse sua falta caso tivessem que deixa-la escondida e protegida por amigos cristãos. Ajudados pela resistência holandesa [partisans], Helene e Siegfried esconderam-se em diversos locais, até que no 25 de agosto de 1944 ambos foram presos pelos nazistas.
Herta sobreviveu à deportação para Auschwitz, e no dia 9 de maio de 1945 foi liberta do campo de trabalhos escravos de Kratzau por tropas russas. Ela e sua filha emigraram para os Estados Unidos em 1947.