Henoch Kornfeld

Henoch Kornfeld

Data de Nascimento: 1938

Kolbuszowa, Polônia

Os pais de Henoch eram judeus religiosos e se casaram em 1937. Seu pai, Moishe Kornfeld, e sua mãe, Liba Saleschutz, se estabeleceram na cidade de Kolbuszowa, onde sua mãe havia sido criada. Lá, o pai de Liba comprou uma casa para os recém-casados e introduziu seu novo genro no comércio de venda de tecidos por atacado.

1938-39: Henoch nasceu no final de 1938 e foi criado entre muitas tias, tios e primos. Perto da data do primeiro aniversário de Henoch, a Alemanha invadiu a Polônia e rapidamente chegou à cidade de Kolbuszowa. Os soldados poloneses, montados a cavalo, tentaram lutar contra o exército alemão, mas nada puderam fazer frente aos tanques. Depois de uma batalha curta, com muitos cavalos mortos pelas ruas, a cidade de Henoch caiu sob o domínio alemão.

1940-42: Todos na cidade, incluindo as crianças, conheciam Hafenbier, o cruel comandante da polícia alemã designado para Kolbuszowa, que se assemelhava a um Buldogue. Hafenbier aterrorizava a todos e assassinou muitos dos judeus da cidade. Com apenas três anos, Henoch brincava as outras criança da cidade e em que ele simulava ser Hafenbier, dizendo para seus amigos, "Se você é judeu você está morto", e depois, com uma arma de brinquedo feita de madeira, Henoch “atirava” nos colegas. Eles, por sua vez, caiam pelo chão fingindo estarem mortos.

Em 25 de junho de 1942, Henoch e a sua família foram deportados para o gueto de Rzeszow, e em 7 de julho para o campo de extermínio de Belzec, onde foram assassinados na câmara de gás. Henoch tinha apenas 3 anos e meio de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.