Ilse Silten

Ilse Silten

Data de Nascimento: 23 de fevereiro de 1909

Berlim, Alemanha

Ilse, cujo nome de solteira era Ilse Teppich, era a mais velha de duas filhas nascidas no seio de uma família judia em Berlim, capital da Alemanha. Seu pai era dono de uma empresa de lavagem a seco naquela cidade. Após a conclusão do ensino médio, Ilse seguiu para uma escola de aperfeiçoamento, na Suíça, onde estudou fotografia. Em 1931, ela casou-se com Fritz Silten.

1933-39: Em 1933, nasceu Gabriele, a única filha do casal. Cinco anos mais tarde, quando o pai de Fritz foi forçado pelos nazistas a vender sua pequena empresa por um valor muito baixo para um alemão "ariano" [processo de arianização], Fritz decidiu retirar sua família de Berlim. Ele foi para Amsterdã, abriu uma farmácia e, então, levou Ilse e a filha para lá viverem. A mãe de Fritz, Marta, juntou-se a eles no ano seguinte.

1940-44: Em maio de 1940, as tropas alemãs ocuparam Amsterdã. Logo em seguida, o marido de Ilse foi nomeado pelos nazistas como membro do conselho judaico, imposto pelos alemães. A maioria dos judeus de Amsterdã foi removida para um gueto na cidade, mas Ilse e sua família receberam permissão para continuar a viver em seu apartamento. Em junho de 1943, a família Silten foi enviada para o campo de passagem de Westerbork. Um mês depois, com medo da deportação, a sogra de Ilse cometeu suicídio. No início de 1944, Ilse e sua família foram deportadas para o gueto de Theresienstadt, na Tchecoslováquia.

Ilse, Fritz e Gabriele foram libertados quando as tropas soviéticas tomaram Theresienstadt, no mês de maio de 1945. A família Silten retornou a Amsterdã em junho daquele mesmo ano.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.