Ilse Silten
Data de Nascimento: 23 de fevereiro de 1909
Berlim, Alemanha
Ilse, cujo nome de solteira era Ilse Teppich, era a mais velha de duas filhas nascidas no seio de uma família judia em Berlim, capital da Alemanha. Seu pai era dono de uma empresa de lavagem a seco naquela cidade. Após a conclusão do ensino médio, Ilse seguiu para uma escola de aperfeiçoamento, na Suíça, onde estudou fotografia. Em 1931, ela casou-se com Fritz Silten.
1933-39: Em 1933, nasceu Gabriele, a única filha do casal. Cinco anos mais tarde, quando o pai de Fritz foi forçado pelos nazistas a vender sua pequena empresa por um valor muito baixo para um alemão "ariano" [processo de arianização], Fritz decidiu retirar sua família de Berlim. Ele foi para Amsterdã, abriu uma farmácia e, então, levou Ilse e a filha para lá viverem. A mãe de Fritz, Marta, juntou-se a eles no ano seguinte.
1940-44: Em maio de 1940, as tropas alemãs ocuparam Amsterdã. Logo em seguida, o marido de Ilse foi nomeado pelos nazistas como membro do conselho judaico, imposto pelos alemães. A maioria dos judeus de Amsterdã foi removida para um gueto na cidade, mas Ilse e sua família receberam permissão para continuar a viver em seu apartamento. Em junho de 1943, a família Silten foi enviada para o campo de passagem de Westerbork. Um mês depois, com medo da deportação, a sogra de Ilse cometeu suicídio. No início de 1944, Ilse e sua família foram deportadas para o gueto de Theresienstadt, na Tchecoslováquia.
Ilse, Fritz e Gabriele foram libertados quando as tropas soviéticas tomaram Theresienstadt, no mês de maio de 1945. A família Silten retornou a Amsterdã em junho daquele mesmo ano.