Jakob Frenkiel

Jakob Frenkiel

Data de Nascimento: 3 de dezembro de 1929

Gabin, Poland

Jacob era um dos sete filhos, todos do sexo masculino, de um casal de judeus religiosos. A família vivia em uma cidade chamada Gabin, situada a cerca de 80 quilômetros de Varsóvia, onde seu pai manufaturava bonés para venda. Em Gabin estava situada uma das mais antigas sinagogas da Polônia, construída com madeira em 1710. Assim como a maior parte das demais famílias judaicas, eles viviam perto do templo. Os nove membros da unidade familiar viviam em um apartamento de apenas um cômodo, o qual ficava no andar superior de um edifício de três andares.

1933-39: No dia 1 de setembro de 1939, poucos meses antes de que eu completasse 10 anos de idade, os alemães iniciaram a guerra contra a Polônia. Quando os nazistas chegaram à nossa cidade, eles encharcaram as paredes da sinagoga e das casas à sua volta com gasolina e atearam fogo. Todos os homens judeus foram levados e presos na área do mercado, e de lá tiveram que observar a sinagoga e suas residências ardendo em chamas. Nossa casa também havia recebido gasolina mas, por alguma razão, o fogo não chegou até ela.

1940-45: Com a idade de 12 anos fui colocado junto a um grupo de homens enviado para os campos de trabalho [escravo]. Pouco mais de um ano depois deste aprisionamento, fomos mandados para Auschwitz. No dia seguinte, meu irmão Chaim e eu fomos colocados em uma fila com outras crianças e homens idosos. Sem saber o que pensar, perguntei a um dos prisioneiros se ele sabia o que iria acontecer conosco. Ele apontou para as chaminés: "Amanhã a fumaça será [a do corpo de] vocês". Ele nos disse que se conseguíssemos tatuar um número em nossos braços, seríamos enviados para o trabalho escravo ao invés da morte. Nós conseguimos esquivamente ir até as latrinas, de lá escapamos através da porta dos fundos, e entramos na fila dos homens que estavam sendo tatuados

Após 17 meses em Auschwitz, Jacob teve que participar de marchas forçadas entre os campos [de concentração] na Alemanha. Em abril de 1945, perto da fronteira com a Austria, ele foi libertado pelas tropas Aliadas, e conseguiu emigrar para os Estados Unidos. Ele tinha apenas 16 anos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.