Joseph Muscha Mueller

Joseph Muscha Mueller

Data de Nascimento: 1932

Bitterfeld, Alemanha

Joseph, filho de ciganos, nasceu na cidade de Bitterfeld, na Alemanha. Por razões desconhecidas, durante o primeiro ano e meio de sua vida ele foi criado em um orfanato. Na época do nascimento de Joseph cerca de 26.000 ciganos--membros das etnias Sinti e Roma—viviam na Alemanha. Apesar da maioria deles ser composta por cidadãos alemães, eles eram freqüentemente discriminados e sofriam abusos por parte de seus compatriotas.

1933-39: Com um ano e meio de idade, Joseph foi adotado por uma família de Halle, uma cidade a cerca de 32 km de Bitterfeld. Naquele mesmo ano o Partido Nazista subiu ao poder. Quando Joseph começou a estudar, ele era frequentemente o bode expiatório para quaisquer confuses em sala de aula, e era castigado, apanhando sem ser culpado. Os colegas de classe que eram membros do movimento Juventude Hitlerista constantemente o ridicularizavam e insultavam com termos tais como "bastardo" e "mulato".

1940-44: Quando Joseph tinha 12 anos foi levado da sala de aula por dois estranhos que disseram que ele tinha “apendicite", e que precisava se submeter urgentemente a uma cirurgia. Ele resistiu, mas foi espancado e obrigado a passar por uma cirurgia de esterilização, um procedimento bárbaro mas legalizado por uma lei nazista que permitia a esterilização forçada das pessoas consideradas pelo regime como "anti-sociais," categoria que incluía os ciganos. Depois da sua recuperação Joseph deveria ter sido deportado para o campo de concentração de Bergen-Belsen, mas seu pai adotivo conseguiu tirá-lo clandestinamente do hospital e escondê-lo.

Joseph sobreviveu os cinco últimos meses da Guerra vivendo escondido no galpão de um jardim.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.