Joseph von Hoppen Waldhorn

Joseph von Hoppen Waldhorn

Data de Nascimento: November 14, 1930

Paris, França

Joseph era o mais jovem dos três filhos de um casal de imigrantes judeus na França. Seu pai, polonês, havia sido oficial do exército austro-húngaro durante a Primeira Guerra Mundial, ocasião em que conheceu e se casou com uma judia húngara, sua mãe. Joseph foi criado em um lar religioso e cresceu falando francês.

1933-39: Minha mãe diz que aqui em Paris é melhor que no vilarejo pobre em que ela cresceu. Ao contrário de minha mãe, que não fala francês muito bem, minhas irmãs mais velhas e eu crescemos falando francês fluentemente. Eu frequento uma escola pública especial custeada pela família Rothschild. Meu pai diz que as coisas horríveis que estão acontecendo com os judeus na Alemanha não acontecerão com a gente aqui.

1940-44: Tive que fugir de Paris, e estou escondido na casa da irmã de um amigo que permitiu que eu me ficasse em sua fazenda em Sées, região oeste da França. Há cerca de um ano, quando eu tinha nove anos de idade, as tropas alemãs ocuparam Paris. No início, eu não corria perigo. Ao contrário dos meus pais que eram estrangeiros, e estavam sujeitos a deportação imediata, eu era cidadão francês. Escapei de Paris após os alemães deportaram meu pai, em 1941. Meus documentos são falsos, e meu novo nome é Georges Guerin. Minhas irmãs também possuem documentos falsos e conseguiram empregos em escritórios na vizinha cidade de Alençon.

As irmãs de Joseph foram descobertas e presas em Alençon. Joseph conseguiu se manter escondido até o final da Guerra, e emigrou para os Estados Unidos em 1949.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.