Josephine Kohn Dermer

Josephine Kohn Dermer

Data de Nascimento: 1887

Viena, Áustria

Carinhosamente chamada de Pepi, Josephine, seu irmão e mais três irmãs foram criados em Viena. Seu pai comercializava peles e sua mãe era dona de casa. Poucos anos após Pepi se casar, seu marido morreu de forma inesperada e ela precisou arcar com todos os cuidados para com seu filho pequeno, Fred. Ela e o filho foram então morar com seu pai, que havia enviuvado.

1933-39: Pepi passava uma boa parte do seu tempo com a irmã, Helene. O marido de Helene era representante da companhia de máquinas de costura Singer. No verão de 1937, Pepi e Fred acompanharam o cunhado e Helene em uma viagem de vendas pelo interior da Áustria. Depois que os alemães anexaram a Áustria, em 1938, Pepi e Fred, bem como Helene e sua família, conseguiram ser levados clandestinamente, através da Holanda, para Bruxelas. Ali, na condição de refugiados ilegais, eles foram protegidos pela comunidade judaica.

1940-42: Os alemães ocuparam a Bélgica em 1940. Na primavera de 1942, Fred recebeu uma intimação para se apresentar às autoridades alemães. Ele não fugiu e decidiu se apresentar, sendo informado de que seria levado "para realizar trabalhos para os esforços de guerra". Deprimida depois que Fred foi levado, Pepi permaneceu revoltada, convencida de que algo poderia ter sido feito para impedir que seu filho se apresentasse ou que ele deveria ter sido escondido.

Pepi nunca mais viu o filho. Ela foi presa em Bruxelas, em uma ação-surpresa, no fim do outono de 1942 e morreu em um campo nazista de extermínio.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.