Jozef Wilk

Jozef Wilk

Data de Nascimento: March 19, 1925

Rzeszow, Polônia

Josef era o mais jovem dos três filhos de uma família católica romana na cidade de Rzeszow, no sul da Polônia. O pai de Josef era um oficial de carreira no Exército Polonês. Josef era excelente em esportes, e sua atividade favorita era a ginástica. Ele também estudava piano.

Josef tinha 14 anos quando os alemães atacaram a Polônia no dia 1 de Setembro de 1939. Aquela invasão o afetou profundamente. Havendo sido criado no seio de uma família patriota, ele havia aprendido a amar e a defender sua pátria. Os alemães começaram a bombardear Varsóvia, a capital polonesa, mas ele era muito jovem para poder unir-se ao exército [polonês]. Os alemães chegaram a Rzeszow no dia 10 de setembro, um domingo. Josef então partiu para Varsóvia, onde foi viver junto a duas irmãs mais velhas.

1940-43:Em Varsóvia, Josef tornou-se sapeador [observador que não toma parte direta nas atividades] de uma unidade especial do movimento de resistência polonesa. Seu codinome era “Orlik”. No dia 19 de abril de 1943, durante a revolta do gueto de Varsóvia, sua unidade recebeu ordens para explodir e abrir uma parte do muro que cercava o mencionado gueto para que os jueus pudessem escapar. Conforme sua unidade se aproximava com explosivos e armas sob seus casacos das muralhas na rua Bonifraterska, seu amigo “Mlodek” tropeçou e sua pistola caiu acidentalmente no chão. Um policial nazista viu a pistola e abriu fogo. O local tornou-se caótico. As unidades alemãs abriram fogo antes que o grupo de Josef pudesse chegar ao muro. Josef e “Mlodek” foram mortos. Sua unidade recuou e detonou os explosivos, fazendo com que os corpos dos dois explodissem de tal forma que ficaram irreconhecíveis. Josef tinha apenas 18 anos de idade.