Jozef Wilk

Jozef Wilk

Data de Nascimento: 19 de março de 1925

Rzeszow, Polônia

Josef era o mais jovem dos três filhos de uma família católica romana na cidade de Rzeszow, no sul da Polônia. O pai de Josef era um oficial de carreira no Exército Polonês. Josef era excelente em esportes, e sua atividade favorita era a ginástica. Ele também estudava piano.

Josef tinha 14 anos quando os alemães atacaram a Polônia no dia 1 de Setembro de 1939. Aquela invasão o afetou profundamente. Havendo sido criado no seio de uma família patriota, ele havia aprendido a amar e a defender sua pátria. Os alemães começaram a bombardear Varsóvia, a capital polonesa, mas ele era muito jovem para poder unir-se ao exército [polonês]. Os alemães chegaram a Rzeszow no dia 10 de setembro, um domingo. Josef então partiu para Varsóvia, onde foi viver junto a duas irmãs mais velhas.

1940-43:Em Varsóvia, Josef tornou-se sapeador [observador que não toma parte direta nas atividades] de uma unidade especial do movimento de resistência polonesa. Seu codinome era “Orlik”. No dia 19 de abril de 1943, durante a revolta do gueto de Varsóvia, sua unidade recebeu ordens para explodir e abrir uma parte do muro que cercava o mencionado gueto para que os jueus pudessem escapar. Conforme sua unidade se aproximava com explosivos e armas sob seus casacos das muralhas na rua Bonifraterska, seu amigo “Mlodek” tropeçou e sua pistola caiu acidentalmente no chão. Um policial nazista viu a pistola e abriu fogo. O local tornou-se caótico. As unidades alemãs abriram fogo antes que o grupo de Josef pudesse chegar ao muro. Josef e “Mlodek” foram mortos. Sua unidade recuou e detonou os explosivos, fazendo com que os corpos dos dois explodissem de tal forma que ficaram irreconhecíveis. Josef tinha apenas 18 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.