Juliana Nemeth

Juliana Nemeth

Data de Nascimento: April 24, 1876

Hodmezovasarhely, Hungria

Juliana, nascida em uma família de comerciantes judeus, morava em Szentes, uma cidade localizada no sudeste da Hungria, situada a cerca de 48 quilômetros da cidade de Szeged. Ela e seu marido, Jeno, tinham três filhos: duas filhas já casadas, Barbara e Margit, e um filho, Desider, que era dentista em Szentes. Juliana e o marido eram donos de uma pequena loja que vendia produtos de mercearia e artigos de ferragens, e que estava localizada em uma movimentada estrada interurbana.

1933-39: Meu marido e eu trabalhamos duro em nossa loja. A Grande Depressão, na década de 1930, foi devastadora, mas as coisas estão começando a melhorar um pouco. Barbara, que havia se mudado para a cidade vizinha de Torokszentmiklos quando se casou, agora está divorciada e voltou para Szentes com seu filho. Ela trabalha conosco na loja.

1940-44: Fazem quatro meses que as tropas alemãs ocuparam a Hungria, em março de 1944. Os membros do partido fascista húngaro Cruz Flechada confiscaram nossa loja e nossa casa. Jeno, eu, nossos filhos adultos e suas famílias, bem como membros de nossa parentela próxima, estamos dentre os milhares de judeus das cidades próximas a Szeged que fomos deportados para um gueto provisório situado no campo esportivo e na olaria de Szeged. A maior parte das pessoas que aqui estão são crianças, idosos ou mulheres cujos maridos foram recrutados à força para as brigadas de trabalho escravo do exército húngaro.

Juliana e sua família foram deportados, passando primeiro pelo campo de trabalho escravo de Strasshof, e seguindo para outro campo de trabalho forçado no vilarejo de Goestling an der Ybbs, na região leste da Áustria. Eles foram assassinados a tiros pelos covardes soldados das SS em fuga, poucos dias antes das forças norte-americanas chegarem àquela região.