Juliana Nemeth

Juliana Nemeth

Data de Nascimento: 24 de abril de 1876

Hodmezovasarhely, Hungria

Juliana, nascida em uma família de comerciantes judeus, morava em Szentes, uma cidade localizada no sudeste da Hungria, situada a cerca de 48 quilômetros da cidade de Szeged. Ela e seu marido, Jeno, tinham três filhos: duas filhas já casadas, Barbara e Margit, e um filho, Desider, que era dentista em Szentes. Juliana e o marido eram donos de uma pequena loja que vendia produtos de mercearia e artigos de ferragens, e que estava localizada em uma movimentada estrada interurbana.

1933-39: Meu marido e eu trabalhamos duro em nossa loja. A Grande Depressão, na década de 1930, foi devastadora, mas as coisas estão começando a melhorar um pouco. Barbara, que havia se mudado para a cidade vizinha de Torokszentmiklos quando se casou, agora está divorciada e voltou para Szentes com seu filho. Ela trabalha conosco na loja.

1940-44: Fazem quatro meses que as tropas alemãs ocuparam a Hungria, em março de 1944. Os membros do partido fascista húngaro Cruz Flechada confiscaram nossa loja e nossa casa. Jeno, eu, nossos filhos adultos e suas famílias, bem como membros de nossa parentela próxima, estamos dentre os milhares de judeus das cidades próximas a Szeged que fomos deportados para um gueto provisório situado no campo esportivo e na olaria de Szeged. A maior parte das pessoas que aqui estão são crianças, idosos ou mulheres cujos maridos foram recrutados à força para as brigadas de trabalho escravo do exército húngaro.

Juliana e sua família foram deportados, passando primeiro pelo campo de trabalho escravo de Strasshof, e seguindo para outro campo de trabalho forçado no vilarejo de Goestling an der Ybbs, na região leste da Áustria. Eles foram assassinados a tiros pelos covardes soldados das SS em fuga, poucos dias antes das forças norte-americanas chegarem àquela região.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.