Lewek Szabasson

Lewek Szabasson

Data de Nascimento: 10 de março de 1914

Kozienice, Polônia

Lewek e seus cinco irmãos e irmãs nasceram no seio de uma família judia religiosa, na cidade de Kozienice, localizada na região centro-leste da Polônia, perto de uma floresta de bétulas. O pai de Lewek era dono de uma serraria, e quando Lewek e seus irmãos atingiam uma idade adequada, passavam a ajudar o pai na administração do negócio.

1933-39: Quando eu tinha 15 anos, frequentei uma escola de agricultura, perto de Kozienice, porque eu queria emigrar para a área do Mandato Britânico denominada Palestina pelos romanos [i.e. fazer Aliyah] e lá trabalhar na terra. Mas, em 1933, depois que os nazistas chegaram ao poder na Alemanha, a preferência de emigração para a região era dada aos jovens judeus alemães. Percebendo que eu não teria chances de partir, voltei para casa em Kozienice, onde fiquei encurralado quando os alemães invadiram a Polônia, em 1939.

1940-44: Os alemães estabeleceram um gueto em Kozienice no final de 1939 e, em 1940, quando eu tinha 26 anos de idade, fui deportado para os campos de trabalho escravo na Polônia e na Alemanha. Lembro-me de que, no campo de trabalho forçado de Allach, eu tinha um amigo que guardava pequenas migalhas de pão para quando precisasse. Ele ficou tão fraco fazendo isso que não mais teve força para comer e acabou morrendo.

Lewek foi um dos poucos sobreviventes de uma grande família composta por 200 pessoas. Ele emigrou para os Estados Unidos em 1949.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.