Lore Heumann

Lore Heumann

Data de Nascimento: 29 de março de 1931

Hellenthal, Alemanha

A mais nova de duas filhas, Lore nasceu no seio de uma família judia que vivia em uma aldeia perto da fronteira com a Bélgica. Os Heumann viviam na parte de cima do armazém da família, e do outro lado da rua, vivia seu avô, que criava cavalos e vacas em um grande estábulo. Quando Lore tinha um ano, sua família mudou-se para a cidade de Lippstadt. O rio Lippe passava por trás do grande quintal de sua casa.

1933-39: Quando Lore tinha 6 anos, sua família mudou-se para uma cidade próxima, Bielefeld, onde ela foi matriculada em uma escola pública. Um ano depois, ela e sua irmã mais velha, Margot, foram expulsas da escola. Um dia, de repente, elas foram escorraçadas da sala de aula e, sem entender o que estava acontecendo, elas ficaram chorando do lado de fora e depois voltaram para casa. Depois daquele acontecimento, seus pais as colocaram em uma escola judaica onde havia professores judeus que tinham sido proibidos de lecionar, e que também haviam sido expulsos das escolas pelos nazistas.

1940-44: Alguns meses após Lore completar 11 anos, ela foi deportada com sua família para o gueto de Theresienstadt, na Tchecoslováquia. Quando os Heumann chegaram na entrada, encontraram a avó de Lore, que havia sido deportada seis meses antes. Ela estava muito magra e com aparência doentia. Ela contou a eles que o avô havia morrido de fome algumas semanas antes. No gueto, Lore frequentou clandestinamente aulas organizadas pelos professores judeus presos no local, mas achava difícil se concentrar, pois estava quase sempre com fome.

Lore, aos 13 anos de idade, foi deportada junto com sua família para Auschwitz em maio de 1944. Acredita-se que ela e seus pais tenham sido assassinados naquele campo. Sua irmã, Margot, conseguiu sobreviver à Guerra.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.