Martin Hans Munzer

Martin Hans Munzer

Data de Nascimento: September 25, 1893

Seesen, Alemanha

Hans nasceu no seio de uma família judia em uma cidade no noroeste da Alemanha. A família mudou-se para Berlim quando o pai de Hans foi contratado como professor de história em uma escola de ensino médio local. Após se formar na universidade, Hans casou-se e foi morar com sua esposa Margaret em Berlim. Em 1920, nasceu o primeiro filho do casal, Wolfgang. Hans trabalhava como representante estrangeiro de uma famosa empresa de artigos de costura.

1933-39: Quando os nazistas venceram as eleições há algumas semanas atrás, temi por pessoas como eu, membros ativos de um partido socialista, e eu estava correto. Alguém acaba de passar um bilhete por baixo de nossa porta com um aviso: Os nazistas estão procurando socialistas e, como sou supervisor do distrito local do Partido Social Democrata, estou na lista de procurados. Vamos sair daqui depressa, e tentar sub-locar uma sala em outro bairro usando nome fictício.

1940-44: Fazem quase 10 anos que fugi da Alemanha. Minha segunda esposa, Lucie, e eu vivíamos em Paris, mas, como tive uma desavença com meu sócio, decidimos nos mudar aqui para Nice. A cidade é um tipo de paraíso para os judeus na França, pois os italianos que ocuparam esta área não nos incomodam. Lucie e eu administramos uma pequena biblioteca. Às vezes, pensamos em ir para a Espanha e, de lá, para os Estados Unidos, mas ainda nos sentimos seguros aqui na França.

Em setembro de 1943, as tropas alemãs ocuparam Nice. Seis meses depois, Hans e Lucie foram deportados, através de Drancy, na periferia de Paris, para Auschwitz, onde foram mortos nas câmaras de gás logo ao chegar ao local.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.