Robert Freund

Robert Freund

Data de Nascimento: 3 de outubro de 1893

Feudenheim, Alemanha

Robert era o segundo mais velho dos cinco filhos de um casal judeu que vivia em um subúrbio da cidade de Mannheim. Ao servir o exército alemão na Primeira Guerra Mundial, Robert foi ferido. Posteriormente, ele se casou e estabeleceu sua residência na cidade industrial de Mannheim. Robert e sua esposa Emma tiveram dois filhos, e ele sustentava a família com seu trabalho de decorador de interiores.

1933-39: Os nazistas assumiram o poder em 1933. Os filhos de Robert foram expulsos da escola pública e ele perdeu seu trabalho. Em 1938, quando os nazistas incendiaram a sinagoga e a escola judaica [Kristallnacht, a Noite dos Cristais], ele e sua esposa decidiram enviar seu filho de 14 anos para a Inglaterra. Sua filha não saiu do país porque eles achavam que ela era muito pequena para fazer tal viagem. Robert acreditava que a perseguição nazista não iria se agravar e, por isso, decidiu permanecer em Mannheim. A Guerra eclodiu em 1939.

1940-42: Em 22 de outubro de 1940, os Freunds receberam uma ordem para se prepararem para deixar Mannheim e para se apresentarem em um local perto da estação de trem. Robert não acatou a ordem e tentou esconder sua esposa e filha com uma família judia que vivia fora de Mannheim, mas eles foram descobertos. Diante de sua família, Robert foi brutalmente espancado. Ao pedir para que acabassem com tudo e o matassem de uma vez, os nazistas cessaram o espancamento. Os Freunds foram deportados para Gurs, um campo no sul da França onde Robert foi separado de sua esposa e de sua filha.

Robert foi transferido para o campo transitório de Drancy, em agosto de 1942, e em seguida deportado para Auschwitz no dia 14 daquele mesmo mês. Eles foi assassinado por envenenamento na câmara de gás logo ao chegar naquele local.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.